Pesquisar

Guimarães recebe 25º Congresso Mundial de Empreendedorismo e Inovação

Ccvf 0750 1 690 2000
28 Setembro 2016

Sessão de abertura esta quarta-feira, às 19:30 horas, na Câmara de Guimarães. Cidade Berço é uma das mais empreendedoras, inovadoras e industriais de Portugal. Distingue-se pelo seu património, dinâmica económica, cultural e forte valorização do design e das indústrias culturais e criativas como um fator de desenvolvimento e de competitividade. Candidatura foi ganha a Paris.

Guimarães recebe a 25ª edição do Congresso Mundial de Empreendedorismo e Inovação, entre esta quarta e sexta-feira, de 28 a 30 de setembro de 2016, no Centro Cultural Vila Flor, sob o tema “Design for Innovation”. Organizado pela Câmara Municipal de Guimarães e pelo BICMINHO – Centro de Europeu de Empresas e Inovação, este evento espera mais de 500 participantes de todo o mundo, entre membros de vários organismos da União Europeia, decision-makers internacionais, empresários líderes do setor, centros de inovação, gestores de incubadoras de empresas, analistas, business angels, investidores, policy-makers, investigadores e académicos, designers, estudantes, empreendedores, start-ups e PME.

Confirmada está já a presença de várias delegações provenientes da China (Nanning, Guangdong, Zhongshan, Dongguan, Wuxi, Nanjing, Suzhou), Taiwan (Taipei, Hsinchu, Kaohsiung), Índia (Bangalore, Deli), Rússia (Kazan, Troitsk, São Petersburgo, Novosibirsk, Skolkovo), Indonésia (Jakarta, Bandung), Brasil (Porto Alegre, Recife, São Paulo, Rio, Curitiba), Malásia, Chile, Canadá, EUA, Egipto e Turquia.

A 25ª edição do Congresso da EBN – European BIC Network pretende apoiar a “Inovação pelo Design” não só em Portugal mas em toda a Europa, bem como contribuir para atingir alguns dos objetivos da Comissão Europeia, designadamente, aumentar o uso da inovação pelo design e crescimento em toda a Europa, sensibilizar pessoas e empresas sobre como a inovação pelo design aumenta a eficiência dos serviços públicos e contribui para o crescimento dos negócios e criar a capacidade e as competências para desenvolver e implementar estas políticas.

A EBN – European BIC Network é uma associação internacional representativa de mais de 250 Centros Europeus de Empresas e Inovação certificados pela União Europeia (EU-BIC) e centros de empreendedorismo e incubação, estabelecidos em todo o Mundo, em especial na Europa. Parte da missão da EBN é juntar todos os atores-chave do Ecossistema Europeu de Inovação para a troca de conhecimento e partilha de experiências, além de intensificar o estímulo económico e o networking inteligente.

Lançado em 2001 por empresários da região do Minho, o BICMINHO, através de acompanhamento técnico especializado, transforma ideias inovadoras em projetos empresariais viáveis e sustentáveis. Nos últimos 15 anos, apoiou 229 novas empresas, com uma taxa de sucesso de 92% ao fim do 3º ano de atividade, 108 empresas incubadas, 3.000 novos empregos criados, 35 milhões de euros de volume de negócios acumulado, estimado das novas empresas apoiadas no ano de 2015, 607 PME apoiadas (representativas de 8.650 empregos e um volume de negócios anual estimado de 650 milhões de euros) das quais 170 PME foram apoiadas na promoção das suas exportações e/ou no seu processo de internacionalização.

Subscrever newsletter