Pesquisar

22 iniciativas na Semana Europeia da Mobilidade 2016 em Guimarães

Mobilidade 1 690 2000
09 Setembro 2016

Um percurso interpretativo de bicicleta pela Ribeira de Couros, uma manhã sem carros no Toural e Alameda de S. Dâmaso, com transporte e parques públicos gratuitos, e uma conferência técnica são algumas das ações.

A Câmara Municipal de Guimarães junta-se à iniciativa europeia da Semana da Mobilidade e, entre os dias 16 e 22 de setembro, organiza um conjunto de ações subordinadas ao tema “Mobilidade inteligente. Economia forte”, em nome do ambiente e de um futuro mais sustentável.

O objetivo é alertar para os benefícios de um correto planeamento e da utilização racional dos transportes para a economia local, sabendo-se que a transição para modos de mobilidade alternativos conduz à diminuição dos impactos negativos do uso individual do automóvel, o que, por sua vez, permite a redução dos custos que lhe estão associados.

A Semana Europeia da Mobilidade é uma campanha anual sobre mobilidade urbana sustentável, organizada com o apoio da Direção Geral da Mobilidade e dos Transportes da Comissão Europeia, coordenada em Portugal pela Agência Portuguesa do Ambiente, e que será organizada em Guimarães pelo Município de Guimarães, Laboratório da Paisagem e Unidade Operacional de Transporte Local da Estrutura de Missão da Candidatura de Guimarães a Capital Verde Europeia 2020.

Ao longo dos sete dias, 22 ações serão levadas a cabo, com a colaboração de diversos parceiros, que vão desde um passeio de bicicleta noturno, um percurso interpretativo de bicicleta pela Ribeira de Couros, uma manhã sem carros no Toural e Alameda de S. Dâmaso, com transporte e parques públicos gratuitos, a uma conferência técnica cujo tema será o mote para a edição de 2016 da Semana Europeia da Mobilidade: “Mobilidade inteligente. Economia forte”.

Programa diversificado
A semana começa na sexta-feira, 16 de setembro, com a “Hora do Conto”, destinada aos mais pequenos, no pólo de Pevidém da Biblioteca Municipal Raul Brandão. Nos dias seguintes, estará também em Lordelo e Taipas, para além da sede da instituição. Ao longo da semana, a Get Green vai ensinar o público a andar de bicicleta e a conhecer as regras de trânsito, através do projeto “Educabicla”.

Também na sexta-feira, em parceria com a Associação Vimaranense para a Ecologia (AVE), a Rua da Rainha acolherá o “Parking Day”, uma ação que pretende sensibilizar para a necessidade de reduzir os impactos ambientais e utilização racional e sustentável do espaço público. À noite, a Associação de Ciclismo do Minho (ACM) convida os vimaranenses a participar no passeio noturno de bicicleta pelas ruas da cidade, cujas inscrições (gratuitas) podem ser feitas no site da ACM. O arranque está agendado para as 21 horas, no Largo Cónego José Maria Gomes.

No dia seguinte, sábado, e ao longo do fim-de-semana, o mesmo espaço, em frente à Câmara Municipal de Guimarães, acolhe uma exposição de carros híbridos e elétricos. Ao longo do dia, poderá ainda visitar e adquirir produtos no “Mercadinho Biológico”, na Alameda de S. Dâmaso. A manhã será ainda animada pela música dos “We Find You” e por um percurso interpretativo pela Ribeira de Couros, feito em bicicleta, com início às 9 horas, organizado pelo Laboratório da Paisagem em colaboração com a empresa GetGreen, que também alugará, elétrica ou normal. As inscrições nesta atividade devem ser feitas no portal do Laboratório da Paisagem.

Outra proposta é a iniciativa “A Penha é Nossa”, que convida os participantes a subir gratuitamente no Teleférico de Guimarães, para depois descerem numa caminhada até ao centro da cidade. De tarde, o Laboratório da Paisagem, em parceria com a AVE, leva a cabo a iniciativa “Biodiversidade GO”, onde os participantes são convidados a fotografar a biodiversidade entre a Veiga de Creixomil e o Parque da Cidade Desportiva. Ambas as ações são de participação gratuita, mas sujeitas a inscrição prévia no site <www.labpaisagem.pt>.

No domingo, dia 18, os vimaranenses e os visitantes são convidados a deixar o carro em casa, desfrutando da iniciativa “A Pé no Centro”. O Toural e a Alameda de S. Dâmaso serão animados com diversas atividades e ficarão sem carros, no âmbito da iniciativa europeia “Dia Sem Carros”. As viagens na Linha da Cidade dos TUG serão gratuitas, bem como o acesso aos parques públicos ao longo da manhã. No Campo de S. Mamede, pelas 10 horas, terá ainda início mais uma “Caminhada Solidária e Mini-Maratona da Associação de Paralisia Cerebral de Guimarães”, cujas inscrições podem ser feitas no endereço <www.apcg.pt>.

Outras ações
A Semana Europeia da Mobilidade de Guimarães prossegue na segunda-feira, com o “Compromisso Verde”, uma ação de sensibilização promovida pelo Município de Guimarães e que percorrerá diversas escolas do concelho. À noite, a partir das 21 horas, arranca mais um “Guimarães Corre Corre”, iniciativa que todas as segundas-feiras junta dezenas de vimaranenses, num percurso pelo centro da cidade. A conferência “Mobilidade inteligente. Economia forte” marcará a terça-feira, dia 20. Um leque de especialistas vai abordar diversos temas relacionados com a mobilidade. A sessão arranca às 14 horas e contará com a presença do Secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, José Mendes.

Na quarta-feira, dia 21, a habitual iniciativa do Laboratório da Paisagem “Café com Ambiente”, cujo tema deste é a “Mobilidade Sustentável e Inteligente”, vai até à Escola Secundária de Caldas das Taipas. De tarde, pelas 14:30 horas, o Laboratório da Paisagem acolherá a apresentação pública da Plataforma Carpooling “Guimarães à boleia”. A Semana Europeia da Mobilidade encerra na quinta-feira, dia 22, na Escola EB1/JI Santa Luzia, onde um conjunto de crianças irá sensibilizar os condutores para a velocidade através da ação “30 no meu bairro”. A Semana Europeia da Mobilidade mobiliza em toda a Europa mais de 1700 municípios, num total de 40 países. Mas também no Japão, Mali, México e Coreia do Sul a mobilidade será destaque.

[programa 2016]

Subscrever newsletter