Guimarães apresenta Equipa de Sapadores Florestais esta 2ª feira, 22 de janeiro

Sapadores 1 690 2000
21 Janeiro 2018

Sessão pública presidida por Domingos Bragança terá lugar no Salão Nobre da Câmara Municipal, às 11h30, e surge na sequência do protocolo de cooperação com a Associação de Silvicultores do Vale do Ave.

A Câmara Municipal de Guimarães vai apresentar esta segunda-feira, 22 de janeiro, às 11h30, no Salão Nobre da Câmara Municipal, a constituição da primeira equipa de Sapadores Florestais para Guimarães. Trata-se de um compromisso que surge na sequência da aprovação do protocolo de cooperação com a Associação de Silvicultores do Vale do Ave (ASVA) e das medidas adotadas pelo Governo da República para a prevenção, limpeza e reflorestação das áreas florestais.

Esta equipa terá um papel preponderante na prevenção estrutural dos incêndios florestais, bem como na silvicultura preventiva no território vimaranense, diminuindo assim o risco de incêndios florestais. Este trabalho contribuirá igualmente para a conversão da paisagem de matos e floresta, complementado pela limpeza de caminhos florestais e das respetivas faixas de gestão de combustível.

Guimarães é um Município que tem em vigor, e atualizado, o seu Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios (PMDFCI), que está definido no Plano Nacional como sendo de tipologia T4. Guimarães caracteriza-se como um concelho onde se registam muitas ocorrências, pelo que o trabalho desta equipa em muito contribuirá para a concretização dos objetivos previstos nesse plano.