Pesquisar

Brigada Verde de Silvares reúne instituições da freguesia em torno de um objetivo comum

18c00631 resize small 1 690 2000
26 Março 2018

Domingos Bragança presidiu à cerimónia oficial de constituição da Brigada Verde de Silvares, que teve lugar no passado sábado, 24 de março, no Parque de Ardão. Foram 11 as árvores plantadas por cada uma das instituições presentes, numa ação simbólica que pretende sensibilizar a freguesia para a causa ambientalista.

Na tarde do passado sábado, 24 de março, no Parque de Ardão, em Silvares, numa cerimónia que contou com a presença de Domingos Bragança, Presidente da Câmara Municipal, foi apresentada oficialmente a mais recente Brigada Verde constituída no Concelho de Guimarães. Ao todo, foram 11 as entidades que fizeram questão de se associar ao momento, tendo sido plantadas um igual número de árvores. O momento simbólico foi aproveitado pelo Presidente da Junta de Freguesia de Silvares, Ricardo Castro, para apelar à união de toda a freguesia num objetivo comum, dando o protagonismo às pessoas e fazendo de Silvares um exemplo a nível ambiental.

Domingos Bragança, Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, cumprimentou todos os que estiveram em representação das várias instituições, destacando o facto das Brigadas Verdes se constituírem como movimentos de cidadania e pontos de união cujo objetivo comum é cuidar do território. “Todos os seres vivos merecem a nossa consideração e respeito, e temos a obrigação de fazer tudo para cuidar do nosso planeta” referiu a propósito dos objetivos das brigadas verdes. “Defender o ambiente é ter uma forte consciência cívica, pois a natureza é um bem comum e, como tal, deve ser cuidada e tratada por todos. Usar é uma responsabilidade e, se possível, devemos deixar a natureza melhor do que a encontramos”, continuou. “Estamos neste belíssimo parque de lazer, que proporciona bem-estar e saúde. Mas não é só este parque que temos que preservar, é toda a freguesia de Silvares”. Como mensagem final, Domingos Bragança deixou um pedido: “Nós só podemos defender o ambiente se tivermos o conhecimento necessário para tal, pelo que apelo a que todos participem nas iniciativas que se realizam no Concelho de Guimarães de esclarecimento e informação ambiental”.

Estiveram presentes 11 instituições: Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola EB1/JI Teixugueira, Centro Social, Cultural e Desportivo de Silvares, IPSS, CNE – Agrupamento 456 Silvares, Comissão de Festas de Nossa Senhora do Rosário, Comissão de Festas de Santa Apolónia, Espaço Guimarães (que apoia a constituição da Brigada Verde), Fábrica da Igreja Paroquial de Silvares, Jovens Sem Fronteiras, Junta de Freguesia de Silvares, Rancho Folclórico de Silvares e Silvares Com Vida.

Subscrever newsletter