Pesquisar

Guimarães presente no Fórum Eurocities em Amesterdão

Img 20180409 wa0004 1 690 2000
13 Abril 2018

Guimarães esteve presente no Fórum Ambiente da Rede de Cidades Europeias – Eurocities – que teve lugar em Amesterdão, nos passados dias 4 a 6 de abril, sobre o tema Economia Circular.

Guimarães, recém-eleita como vice-coordenadora do grupo para as Áreas Verdes e Biodiversidade, coordenou juntamente com a cidade Holandesa de Utrecht, todo o programa desta área, sobre o tema “Telhados Verdes”. Neste sentido ficaram-se a conhecer oportunidade de um conjunto de boas e más práticas e daqui retirar diferentes ilações sobre as vantagens e desvantagens destas práticas, bem como as oportunidades e os desafios de futuro, adaptando-os às diferentes cidades e clima das diferentes regiões da Europa.

Durante esta representação, Guimarães aproveitou ainda a oportunidade para cooperar e trabalhar em futuros projetos na área da Economia Circular, na qual Amesterdão é um excelente exemplo e onde apresentou diferentes iniciativas públicas e privadas ou mesmo da própria comunidade e ONGs, seja na área dos resíduos, da mobilidade, da energia, da inclusão social ou da alimentação e agricultura.

A reunião entre mais de 140 cidades europeias foi ainda de elevada importância, considerando o novo ciclo da Eurocities, no qual se introduzirá uma nova dinâmica de cooperação multilateral entre os parceiros, sem esquecer o papel fundamental de construção da Nova Agenda Urbana junto das principais instituições europeias.

Subscrever newsletter