Domingos Bragança realça o caminho a seguir para um ecossistema saudável

Foto brigada verde pencelo18 121 resize 1 690 2000
23 Abril 2018

Apresentação da Brigada Verde de Pencelo decorreu no passado sábado. Presidente da Câmara de Guimarães destaca que “mais importante do que qualquer distinção é o caminho que estamos a seguir”.

As Brigadas Verdes nasceram no âmbito do projeto Guimarães Mais Verde e pretendem estimular e reconhecer as boas práticas ambientais. “Esse é o caminho a seguir”, reforçou Domingos Bragança no âmbito da apresentação da Brigada Verde na freguesia de Pencelo, que decorreu no passado sábado, 21 de abril.

Junto às margens do rio Selho, o Presidente da Câmara Municipal lembrou que “é preciso protegermos bem a biodiversidade” e “criar melhores condições para um ecossistema saudável e com muita diversidade de vida”. Domingos Bragança destaca o “tema central” na preservação do ambiente com o intuito de continuar a despertar a consciência dos vimaranenses. "Isto não é moda! É um tema central e não é para se viver em abstrato. É concreto! Estamos convictos que este é o caminho a seguir, pela força que sentimos das pessoas no terreno”, prosseguiu Domingos Bragança.

No seguimento da semana em que a cidade de Guimarães ficou a saber que não integra a “shortlist” a Capital Verde Europeia 2020, Domingos Bragança destacou que “mais importante do que a distinção, é o caminho. Sempre assim pensei, senti e disse! Isto dá-nos ainda mais força, pois há muito ainda a percorrer. Conseguimos despertar uma forte consciência ecológica da nossa comunidade. Quero que seja um modo de ser e de estar”, vincou o presidente da Autarquia.

A Junta de Freguesia de Pencelo apresentou a sua Brigada Verde, com o apoio da atriz Sofia Escobar, que aceitou o convite para ser a madrinha da iniciativa. Nesta fase inicial estão envolvidos na Brigada Verde de Pencelo a Escola EB1 e respetiva Associação de Pais, Centro Social de Pencelo, Grupo de Ginástica Sénior, Grupo de Dança, Grupo dos Jogos da Comunidades e membros da Assembleia de Freguesia.