Pesquisar

Vimaranenses convidados a participar no City Nature Challenge para encontrar biodiversidade em Guimarães

Biodiversitygo 1 690 2000
26 Abril 2018

Entre sexta-feira (27 de abril) e segunda-feira (30 de abril) há atividades para crianças, estudantes das escolas do concelho e até para os seniores. Descobrir a biodiversidade no Parque da Cidade, na Veiga de Creixomil, ou as aves da montanha da Penha, são algumas das propostas da organização.

Ao longo de quatro dias, para além dos vimaraneses, os habitantes de outras 64 cidades de todo o mundo estão convidados a encontrar e a fotografar a biodiversidade existente e ganha quem encontrar mais. Guimarães é a única cidade portuguesa neste desafio, juntamente com grandes metrópoles como Barcelona ou Madrid, de Espanha, Buenos Aires, da Argentina, Los Angeles, Miami e Nova Iorque, dos Estados Unidos da América, ou Hong Kong, da China.

O City Nature Challenge inicia-se no dia 27, sexta-feira, nas escolas do concelho. Com a aplicação móvel Biodiversity GO!, os estudantes vão procurar a biodiversidade existente no recinto escolar. Ainda na sexta-feira a Venerável Ordem Terceira de São Domingos receberá a atividade “Biodiversidade em Guimarães: Um tesouro a descobrir”. Os seniores daquela instituição vão visionar dois filmes sobre a temática e depois de uma análise participarão em alguns jogos.

De tarde o convite é para observar e identificar aves na monta da Penha, com o apoio do Curtir Ciência – Centro Ciência Viva de Guimarães.

Na manhã de sábado, dia 28, a STOL – Science Through Our Lives e a Universidade do Minho propõe um jogo dirigido a crianças entre os 6 e os 10 anos, que as desafia a encontrar, durante um passeio, seis organismos de espécies comuns na Veiga de Creixomil. À mesma hora, mas para um público mais adulto, as mesmas entidades farão um passeio fotográfico de cerca de duas horas pela Veiga de Creixomil, com introdução inicial à fotografia e local, e enfoque na biodiversidade existente.

Já de tarde, no Parque da Cidade, realiza-se mais uma edição do BioBlitz Guimarães. Uma inventariação relâmpago de espécies de animais e plantas, utilizando a aplicação móvel Biodiversity GO! é o objetivo da atividade, que é aberta à participação de todos os interessados e amantes da natureza, sejam ou não especialistas em fauna e flora. Aliás, esta é uma oportunidade única para, com o apoio de biólogos e investigadores, conhecer melhor a biodiversidade existente em Guimarães. Também os escuteiros vimaranenses, através da Junta de Núcleo de Guimarães do Corpo Nacional de Escutas organizará uma atividade semelhante.

O City Nature Challenge termina na segunda-feira, dia 30, com mais atividades envolvendo a comunidade escolar.

Participar é muito simples. Só tem de procurar fauna e flora, que pode ser qualquer planta, animal, fungo ou qualquer outra evidência de vida. Tire uma foto, com a sua máquina fotográfica ou com o telemóvel e faça o upload da sua descoberta para a aplicação móvel criada pelo Laboratório da Paisagem, Biodiversity GO!, que está disponível gratuitamente nas lojas Google Play e App Store.

A organização da participação de Guimarães no City Nature Challenge 2018 tem a chancela do Laboratório da Paisagem e do Município de Guimarães, e a parceria da STOL – Science Through our Lives, Universidade do Minho, Curtir Ciência – Centro de Ciência Viva de Guimarães, AVE – Associação Vimaranense para a Ecologia, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Escolas Privadas e Públicas do Concelho, Banco Local de Voluntariado de Guimarães e Junta de Núcleo de Guimarães do Corpo Nacional de Escutas.

Subscrever newsletter