Público pode consultar projeto da nova centralidade das Taipas entre 19 e 28 de abril

Novo largo centralidade comercial   c pia 1 690 2000
18 Abril 2017

Documento estará disponível ao público no centro da vila. Uma das autoras do projeto de arquitetura elaborado pela Universidade do Minho vai estar nas Taipas até à última sexta-feira de abril para eventuais esclarecimentos.

A Câmara Municipal de Guimarães vai disponibilizar no centro das Taipas para consulta pública, a partir desta quarta-feira, 19 de abril, e até ao dia 28 deste mês, o projeto da nova centralidade da vila. Além do documento, disponível no espaço “Avô João”, no centro das Taipas, onde decorrerá a intervenção de maior vulto, a consulta poderá ser acompanhada por uma das arquitetas que elaborou o projeto, que estará presente no local de segunda a sexta-feira, das 10 às 12 horas e das 14:30 às 17:30 horas.

Aumentar a área de circulação pedonal e diminuir o pavimento rodoviário é um dos objetivos propostos pelo programa base de requalificação do Centro Cívico das Taipas que a Câmara Municipal de Guimarães apresentou publicamente aos habitantes da vila e que se encontra em apreciação para recolha de eventuais contributos.

A requalificação do centro das Taipas apresenta um conjunto de premissas relativas à mobilidade pedonal, à sensibilidade ecológica, ao património, às relações entre espaços próximos e à manutenção e gestão integrada que convergem num objetivo primeiro: (re)definir uma nova identidade para o espaço público capaz de articular os distintos espaços e memórias encontrados no lugar.