Pesquisar

Estudo prévio sobre estacionamento automóvel na área urbana central de Guimarães

11   c pia 1 690 2000
22 Junho 2017

Interessados poderão participar na construção da versão final do documento, que está já disponível na página web da Câmara Municipal e na Divisão de Urbanismo do Município.

A versão preliminar do “Estudo sobre estacionamento automóvel na área urbana central de Guimarães” encontra-se concluída, estando já disponível na página de internet do Município para consulta de todos os interessados que, deste modo, poderão participar na construção da versão final do documento, apresentando sugestões, críticas e propostas, através do endereço <presidencia@cm-guimaraes.pt>. O mesmo estudo será disponibilizado em formato de papel na Divisão de Urbanismo da Câmara Municipal, onde poderá ser consultado e objeto de esclarecimentos por parte dos Serviços de Planeamento Urbanístico.

O estudo realizado visa promover uma reflexão dedicada e específica ao tema do estacionamento, sem prejuízo de todos outros estudos em curso e realizados, nomeadamente plano de mobilidade, bem como possibilitar a construção de uma ideia analítica e propositiva sobre o estacionamento automóvel nesta mesma área, designadamente, identificando possibilidades de soluções e atuações de modo a, posteriormente, suportar a sua disponibilização geral e realização de uma “discussão pública” sobre o tema do estacionamento automóvel tão alargada quanto possível.

Este estudo ponderou vários cenários plausíveis e possíveis, incorporando o estacionamento automóvel à superfície e aquele em parque subterrâneo, em estrutura edificada existente ou novas estruturas (perspetivadas – como o parque de estacionamento de Camões – ou outras ainda não identificadas), bem como incluindo no trabalho analítico e reflexivo lugares tão emblemáticos e complexos como, por exemplo, o Largo República do Brasil.

Coordenado por técnico com experiência e conhecimento vasto da cidade e suportado por enquadramento geral por especialista na área dos transportes e mobilidade, este estudo afigura-se mais um contributo para informar e formar um processo de alteração do paradigma da mobilidade em Guimarães que, progressivamente, vem ganhando forma e expressão. A participação de todos os interessados apresenta-se importante para o Município, sendo sinal de um território cada vez mais democrático no seu processo de gestão e cada vez mais atento às circunstâncias e exigências atuais de uma cidade competitiva e de um concelho atrativo.

[consulta de estudo prévio]

Subscrever newsletter