Corredor verde arborizado em Guimarães vai ligar as Hortas ao Parque da Cidade

Img 3508 1 690 2000
27 Agosto 2017

Entrada da freguesia da Costa começou a ser requalificada. Intervenção com um prazo de quatro meses tem por objetivo uma clara valorização ambiental e paisagística do percurso entre o centro urbano e o Parque da Cidade.

A Câmara Municipal de Guimarães está a proceder à requalificação da rua Domingos Torcato Ribeiro e da Praceta Lions Internacional, na entrada urbana da freguesia da Costa, entre o Parque das Hortas e o Parque da Cidade, duas áreas citadinas que, até ao final deste ano, vão passar a estar ligadas por corredores verdes e espaços de lazer arborizados, com vias pedonal e ciclável, mas também com a criação de uma zona 30, de acalmia de tráfego.

Com um prazo de execução de 120 dias, a obra, orçamentada em 388 mil euros, valor ao qual acresce a taxa de IVA em vigor, vai criar um corredor verde que acompanhará a par e passo a Ribeira de Couros. A medida, além de gerar espaços de ensombramento, irá beneficiar ainda a criação de barreiras acústicas, «reforçando a relação e o eixo visual entre os dois parques», considera Domingos Bragança, Presidente do Município.

Desenvolvido pelo Departamento de Urbanismo, Planeamento e Desenvolvimento (DUPD) da Câmara Municipal de Guimarães, o projeto vai alterar o paradigma de vivência deste percurso, com a melhoria da qualidade do ambiente urbano, através da coexistência de uma nova mobilidade, extensão das zonas 30, novos espaços verdes na cidade, áreas destinadas a peões e veículos motorizados.

Ao mesmo tempo, será efetuada uma reformulação viária da rotunda existente na Praceta Lions Internacional, dando primazia aos espaços públicos de lazer, em que os modos suaves passam a ser o fator principal na cidade. A proposta contempla a inversão da pirâmide de hierarquias na gestão da circulação dos diferentes modos de transporte, onde se realça a valorização das áreas pedonais e a redução da dimensão da largura das vias, bem como a diminuição da intensidade, da velocidade viária e da emissão do dióxido de carbono.