Pesquisar

Autocarro gratuito vai ligar o Mercado e o Multiusos de Guimarães nas sextas-feiras de dezembro

Mobilidade feirasemanal001 1 690 2000
28 Novembro 2017

Automobilistas poderão deixar o carro no Multiusos e usufruir de transporte gratuito até ao mercado municipal e recinto da feira. “Vá, Nós Damos-lhe Boleia” terá saídas de 15 em 15 minutos, no mês das habituais compras natalícias.

A Câmara Municipal de Guimarães e os Transportes Urbanos de Guimarães (TUG) vão disponibilizar um transporte gratuito nas cinco sextas-feiras deste mês de dezembro, com o objetivo de promover a mobilidade decorrente da realização da feira semanal num período em que o fluxo de veículos e peões aumenta consideravelmente. O autocarro, com saídas de 15 em 15 minutos, fará a ligação entre o Multiusos, mercado municipal, recinto da feira e hospital, com regresso ao ponto de partida.

A medida pretende amenizar os constrangimentos de estacionamento resultantes do maior fluxo de clientes ao mercado municipal, não deixando de ter em conta os equipamentos mais próximos, designadamente o hospital, centro comercial e restante comércio e serviços, que são procurados com mais frequência nesta altura do ano.

Esta iniciativa tem como objetivos a disponibilização de um estacionamento alternativo, gratuito, reduzir o número de veículos na zona do mercado municipal e feira semanal, diminuir os constrangimentos de trânsito na principal entrada da cidade, apresentando um espaço com capacidade e proximidade desejáveis: o Parque 1 do Multiusos, com lotação para 264 lugares.

O Shuttle TUG “VÁ, NÓS DAMOS-LHE BOLEIA” fará o percurso Multiusos – Mercado Municipal – Recinto da Feira Semanal – Hospital – Multiusos, numa extensão de 4 quilómetros. Funcionará nos períodos 8h00/12h15, 13h30/15h00 e 16h30/18h00. As saídas terão uma frequência de 15 minutos, estando prevista uma duração para cada circulação inferior a 10 minutos.

Como oferta complementar, os TUG disponibilizam transporte gratuito nas linhas 71 (Santo Amaro) e 82 (São Martinho de Candoso), entre o fim de linha, Largo Valentim Moreira de Sá (Toural) e Avenida São Gonçalo (centro comercial), respetivamente, e a paragem da Rua do Mercado Municipal.

O trânsito estará condicionado, nestes dias, na Rua da Liberdade, entre a Rua Colégio Militar e a Rua do Mercado Municipal (sentido único poente – nascente), na Rua do Mercado Municipal (sentido único sul – norte), na Rua Prof. Abel Salazar, entre a Rua do Mercado Municipal e o acesso ao estacionamento descoberto do centro comercial Guimarães Shopping (sentido único nascente – poente), entre a Rua do Mercado Municipal e a ECC – Estação Central de Camionagem (sentido único poente – nascente, exceto TUG).

Subscrever newsletter