Pesquisar

Guimarães recebe concerto único de Banda de Música da Força Aérea com o fadista Luís Caeiro

Concerto post web 1 690 2000
07 Dezembro 2017

Espetáculo marcado para a noite desta sexta-feira, no Polo de Azurém da UMinho. Concerto festeja os 150 anos de fundação da Irmandade da Penha, os 70 anos de inauguração do Santuário e os 90 anos da inauguração do monumento que distingue os aviadores Gago Coutinho e Sacadura Cabral.

O auditório da Universidade do Minho, em Guimarães, é palco esta sexta-feira, 08 de dezembro, de um espetáculo único que junta a Banda de Música da Força Aérea Portuguesa e o fadista-revelação Luís Caeiro. O concerto, agendado para as 21:30 horas, com entrada livre, é promovido pela Irmandade da Penha e tem o apoio da Câmara Municipal.

A Banda de Música da Força Aérea, sob direção do maestro Capitão António Rosado, vai interpretar peças de música clássica e ligeira, acompanhada por alguns dos fados cantados pelo fadista revelação Luís Caeiro. Trata-se de um espetáculo único na Cidade-Berço e no país, com que a Irmandade da Penha deseja festejar os seus 150 anos de fundação, os 70 anos de inauguração do Santuário e os 90 anos da inauguração do imponente monumento erigido na Montanha da Penha de homenagem aos aviadores Gago Coutinho e Sacadura Cabral.

A Banda de Música da Força Aérea foi criada em 31 de dezembro de 1957, na dependência da então Secretaria de Estado da Aeronáutica. Atualmente, depende diretamente do Chefe do Estado-Maior da Força Aérea e toda a sua atividade é coordenada pelo seu Gabinete. Ao longo da sua existência, vários concertos comprovam o seu elevado nível eminentemente solístico, artístico e técnico dos instrumentistas e a dignidade da direção dos seus maestros.

Luís Caeiro é o jovem revelação e promessa do Fado Português e tem como ídolo Amália Rodrigues, dedicando-lhe alguns dos seus fados. Venceu vários concursos de fado, destacando-se a Grande Noite de Fado 2007 Lisboa, e participa em várias galas televisivas. Integrou também o musical de Filipe La Feria “Fado, História de um Povo"”. Atua regularmente em casas de fado e em espetáculos pelo mundo. No concerto, em Guimarães, será acompanhado, além da Banda de Música da Força Aérea, por Ângelo Freire (guitarra portuguesa), Pedro Soares (viola) e André Moreira (viola baixo).

O Santuário da Penha é exemplar único da arquitetura religiosa de Marques da Silva que completa, este ano, 70 anos sobre a sua inauguração. Ainda este ano, completaram-se, a 12 de junho, os 90 anos da inauguração do monumento erigido aos aviadores Gago Coutinho e Sacadura Cabral, assinalando o feito da primeira travessia aérea do Atlântico Sul, entre Lisboa e o Rio de Janeiro. Trata-se de uma emblemática escultura sobre rocha, que exibe uma águia, da autoria do mestre vimaranense José Luís de Pina, inaugurada em 1927, num monumento de singular beleza e valia arquitetónica.

Subscrever newsletter