Pesquisar

Centro Internacional das Artes José de Guimarães recebe 300 mil euros do Ministério da Cultura

Ciajg tvc9554tb 1 690 2000
04 Janeiro 2018

A verba transferida diz respeito ao reforço da comunicação, educação e mediação cultural e à integração no projeto PARALLEL – European Photo Based Platform.

O Centro Internacional das Artes José de Guimarães – Plataforma das Artes e Criatividade recebeu, do Ministério da Cultura, uma transferência de 300 mil euros de apoio à sua atividade de 2017. O entendimento alcançado com a tutela para o financiamento do equipamento ícone de Guimarães 2012 – Capital Europeia da Cultura deveu-se ao esforço efetuado ao longo de 2017 entre a Câmara Municipal de Guimarães, a Oficina e o Ministério da Cultura.

A verba transferida diz respeito ao reforço da comunicação, educação e mediação cultural e à integração do CIAJG no projeto PARALLEL – European Photo Based Platform, atividades já iniciadas durante o ano de 2017. Recorde-se que este é um apoio que a Câmara Municipal de Guimarães tem vindo a reclamar desde 2012, insistindo no tratamento proporcionalmente igualitário entre as três ex-Capitais Europeias da Cultura portuguesas e os equipamentos delas resultantes. Esta é uma solução temporária que foi prometida pelo Ministério da Cultura, pela voz do seu responsável, Luís Filipe Castro Mendes.

A Câmara Municipal de Guimarães congratula-se por este primeiro passo, que se traduz no primeiro apoio recebido por um governo nos últimos 5 anos. O executivo continuará a pugnar por uma solução de enquadramento mais definitivo, e proporcionalmente coerente com os apoios dados em sede de Orçamento de Estado ao Centro Cultural de Belém e Casa da Música do Porto.

Subscrever newsletter