Pesquisar

Guimarães recebe maratona para fomentar ideias e soluções inteligentes para as cidades

Smartathon 2018 1 690 2000
05 Janeiro 2018

Evento vai ter lugar na Sala de Conferências da Plataforma das Artes e da Criatividade, na próxima terça-feira. Iniciativa está integrada no programa de Cidades Inteligentes e Comunidades.

A Plataforma das Artes e da Criatividades, em Guimarães, vai receber, a partir das 9h30 do dia 9 de janeiro, terça-feira, a Smartathon’18, uma maratona de ideias que se apresenta como um desafio de cocriação de ideias inovadoras, soluções, tecnologias e modelos ao abrigo do projeto DREAM, um consórcio europeu que resulta da ambição de seis cidades europeias em partilhar objetivos de inovação para o futuro.

Trata-se de um consórcio candidato ao programa H2020-Smart Cities and Communities, que visa combater desafios globais para gerar inovação urbana e reforçar a dimensão urbana do “sonho europeu”. Tem como objetivo o design, a integração e a implementação de soluções ambiciosas e extremamente inovadoras, com capacidade de serem partilhadas de forma global, assim como a criação de comunidades resilientes num contexto de mudança da cultura urbana.

O evento SMARTATHON’18 visa promover a geração de ideias e soluções face aos temas prioritários de uma Smart City, tais como: clima, energia, dados, habitação, espaço urbano, água, resíduos, mobilidade, trabalho, pessoas e comunidades. O paradigma de uma Smart City é a abertura de novas oportunidades para as cidades. A ciência, o conhecimento e a inovação que resultam dos dados são fatores críticos para a criação de um clima responsável ao nível do ambiente. Possuem um valor social significativo, com um foco nas soluções smart orientadas para o cidadão. O SMARTATHON é uma ação de cocriação que permite identificar soluções que respondam aos desafios de uma Smart City.

O projeto DREAM, de Guimarães, que enquadra o SMARTATHON’18, está à procura de novas visões, modelos, soluções, tecnologias e paradigmas para responder a novos desafios O SMARTATHON’18 pretende alcançar esses objetivos num ambiente colaborativo. Para informações adicionais consulte <http://events.irradiare.com/20180109/>.

 

[MAIS INFORMAÇÕES]

Subscrever newsletter