Reunião de Câmara realizou-se em Silvares. Executivo visitou empresas e instituições

18c01934 resize 1 690 2000
08 Fevereiro 2018

O Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, anunciou um conjunto de obras "estruturantes" para a nova centralidade de Silvares.

No âmbito da iniciativa "Câmara Aberta", realizou-se esta quinta-feira, 8 de fevereiro, em Silvares, a primeira reunião descentralizada do atual mandato, marcada por uma apresentação global sobre a transformação da centralidade de Silvares através de um conjunto de obras em execução e que vão aproximar aquela freguesia à Cidade.

Domingos Bragança anunciou a ligação da rotunda do Reboto, em S. Martinho de Candoso, à Rotunda de Mouril, "permitindo a fluidez do trânsito e a resolução de alguns constrangimentos que se verificam para as pessoas que se deslocam da Cidade Desportiva para Pevidém ou Silvares", assumindo o Município de Guimarães a atenção com as vias de mobilidade, utilizando vários meios. Neste contexto, o desnivelamento da rotunda de Silvares, na saída/entrada da autoestrada, mantém-se como uma das prioridades do Executivo. Porém, Domingos Bragança lembrou a todos os presentes que a execução dessa obra não é da responsabilidade da Câmara Municipal, mas sim das Infraestruturas de Portugal. "Exercemos influência junto do Governo e das Infraestruturas de Portugal para que se concretize esta obra, pois se fosse da responsabilidade da Câmara Municipal esta obra já estava feita há muito tempo. Após contratualização com o Governo em Março de 2017, o projeto está a ser elaborado sob responsabilidade das Infraestruturas de Portugal e logo que concluído será lançado o concurso desta obra tão necessária", salientou Domingos Bragança.

O Presidente da Câmara Municipal de Guimarães destacou ainda a extensão da Ecovia, desde a Alameda dos Desportos à rotunda de Mouril e daqui ao Parque de Lazer de Ardão, passando a designar-se por Ecovia do Ave. "Estão a ser desenvolvidos diversos estudos para a concretização desse projeto e logo que estejam concluídos lançamos a obra a concurso. A nossa intenção é ter uma rede extensa da Ecovia permitindo ligar as freguesias e vilas do Concelho", referiu.

A par da la ligação da Ecovia (Mouril - Ardão), será desenvolvido o projeto de ligação das rotundas de Mouril a Pinheiro Manso, no centro da nova centralidade de Silvares, com a nova via a passar pelas traseiras da igreja de Silvares que resolverá a mobilidade automóvel nesta importante entrada da cidade.

Em Silvares foi ainda anunciado as obras de requalificação na Escola Básica da Teixugueiras com a execução de rampas para pessoas com mobilidade reduzida, implementação de um relvado sintético, colocação de bancos de recreio e substituição integral da cobertura com isolamento térmico. Já no Parque de Lazer de Ardão, a Câmara Municipal pretende criar melhores condições às pessoas, com a criação de um parque de estacionamento (17 lugares), acesso pedonal e ainda a construção de um edifício de apoio com balneários e sanitários.

Dia marcante para Silvares
Na qualidade de anfitrião, o Presidente da Junta de Freguesia de Silvares, Ricardo Castro destacou "um dia marcante e com impacto para o futuro da freguesia". Considerou que "foram debatidos assuntos muito importantes para o concelho e em particular para Silvares" e confia que "a nova centralidade será uma realidade a curto prazo na media em que a Câmara Municipal está atenta e empenhada a ajudar a freguesia de Silvares", apontou o autarca. A abertura da sessão esteve a cargo do Grupo Coral e Juvenil de Silvares com a exibição de um momento musical.

Visitas a empresas e instituições
Prosseguindo a iniciativa "Câmara Aberta", da parte da tarde, o Executivo Municipal cumpriu um ciclo de visitas a empresas e instituições de Silvares. Domingos Bragança liderou a comitiva na visita à EB da Teixugueiras conferindo as necessidades das intervenções que foram anunciadas da parte da manhã para o edifício escolar. Seguiu-se a visita à empresa Lunartex, a maior unidade de fabricação da Península Ibérica de 60 milhões de metros de elástico por ano. Entretanto, decorreu uma visita ao Centro Social de Silvares e este périplo terminou com uma reunião de trabalho entre o Presidente da Câmara, o Executivo Municipal, o Executivo da Junta de Freguesia de Silvares e a administração do "Espaço Guimarães".