Pesquisar

Animação nas ruas de Guimarães com desfile de Carnaval Intergeracional

Carnaval guimaraes 1 690 2000
09 Fevereiro 2018

Mais de um milhar de pessoas participaram no Desfile de Carnaval Intergeracional, numa iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Guimarães.

A animação de carnaval chegou a Guimarães, através de um desfile Intergeracional alusivo aos estilos musicais com notas relacionadas com o ambiente, na tarde desta sexta-feira, 9 de fevereiro. A iniciativa foi organizada pela Câmara Municipal de Guimarães em colaboração com as Instituições Particulares de Solidariedade Social de apoio a idosos e crianças do Concelho.

O Presidente da Câmara Municipal, Domingos Bragança, assistiu ao desfile e enalteceu a “alegria” transmitida pelas pessoas. “Este tipo de ações tem muito a ver com saúde e bem-estar na medida em que o pior que pode acontecer à população sénior é o isolamento e também o isolamento em grupo. O facto de estarem neste espaço público permite uma vivência e alegria que constitui uma enorme força para o futuro”, referiu o Presidente da Câmara, vincando o papel da autarquia no aspeto social e chamando a participação dos jovens. “Sinto que estamos no caminho certo, proporcionado ainda estas experiências aos mais novos para este convívio de intergerações e, assim, a população sénior sente maior dignidade e alegria pela participação no espaço público”.

Este ano, pela primeira vez, a Câmara Municipal decidiu unir os jovens e a população sénior numa “iniciativa para manter e, se possível, consolidar”, sublinhou Domingos Bragança. O Presidente coloca a possibilidade de “abrir espaço ao ensino básico e secundário, contemplando todas as faixas etárias desde a população em atividade escolar até à população sénior que integra as Instituições Particulares de Solidariedade Social”.

O desfile de Carnaval Intergeracional ficou marcado pela “alegria, entusiasmo e fantasia” transformando as ruas da cidade de Guimarães, conferindo ainda “maior visibilidade e uma dimensão conjunta nesta ação de carnaval”, apontou Domingos Bragança. “Há uma vivência das gerações mais novas com as mais velhas e, assim, permite dar ainda mais vida à cidade e às pessoas que por aqui passam, assim como aquelas que estão a trabalhar no seu dia-a-dia, dão conta desta dinâmica e ficamos todos satisfeitos”.

Mais de mil participantes aderiram ao desfile, marcado pela inclusão de idosos e crianças numa festa multicolor. O desfile passou pelas ruas da cidade, dividido em 20 grupos que exibiram diferentes estilos de música.

Participaram neste desfile as seguintes instituições de Guimarães: Associação Paralisia Cerebral de Guimarães; Casa de Caldelas; Casa do Povo de Briteiros; Casa do Povo de Creixomil; Casa do Povo de Fermentões; Castreja (gerações em Movimento); Centro da Irmandade de São Torcato; Centro Paroquial S. Romão Mesão Frio; Centro Social D. Manuel Monteiro de Castro; Centro Social da Paroquia de Polvoreira; Centro Social da Paroquia de Sta. Eulália de Nespereira; Centro Social de Brito; Centro Social de Guardizela; Centro Social e Paroquial de Mascotelos-Santiago; Centro Social e Paroquial Nª Sr.ª da Conceição; Centro Social Nª Sr.ª do Carmo; Centro Social Padre Manuel Joaquim de Sousa; Centro Social Recreativo e Cultural de Campelos; Encontro de Saberes; Fraterna; Grupo Desportivo e Recreativo “Os Amigos de Urgeses”; Infantário Nuno Simões; Jardim de Infância de S. Francisco; Lar de Santo António; Patronato da Oliveira; Patronato de S. Sebastião; Projeto de intervenção Local; Projeto Enreda-te; Projeto Então Vamos; Projeto Raízes; Real Irmandade de Nª Sr.ª da Consolação e Santos Passos; Santa Casa da Misericórdia de Guimarães e Venerável Ordem Terceira S. Domingos.

  • 18c02839 1 700 450
    18c02839 1 139 90
  • 18c02862 1 700 450
    18c02862 1 139 90
  • 18c03066 1 700 450
    18c03066 1 139 90
  • 18c02829 1 700 450
    18c02829 1 139 90
Subscrever newsletter