Pesquisar

Câmara de Guimarães aprova regulamento para Centro de Recolha Oficial - Canil/Gatil

Canil 9176 1 690 2000
12 Fevereiro 2018

Autarquia apela à sensibilização para a adoção de boas práticas como a esterilização dos animais de companhia que não se destinam à reprodução.

Na reunião do Executivo Municipal, realizada na passada quinta-feira, foi aprovado o projeto de regulamento para o Centro de Recolha Oficial do Concelho de Guimarães - Canil/Gatil. A abertura a novas parcerias e o aumento do número de voluntariado está na base da elaboração do novo regulamento do Centro de Recolha Oficial de Guimarães (CRO).

A Câmara Municipal de Guimarães entende que é necessário garantir que sejam tomadas as medidas recomendadas para uma detenção responsável de animais, a qual constitui a efetiva solução para minorar os problemas decorrentes de sobrepopulação de animais, em especial de cães e gatos. Entre outras, as medidas definidas passam pela sensibilização da população para a detenção responsável, bem como a adoção de boas práticas, como a esterilização dos animais de companhia que não se destinam à reprodução. O novo Regulamento vai ao encontro da estratégia que tem como objetivo principal garantir a melhoria das condições e do bem-estar animal.

A preocupação do Município passa por defender a higiene e saúde pública, bem como a segurança das pessoas, mas salvaguardando sempre os direitos dos animais, promovendo de uma forma constante a adoção de animais, ao abrigo da Lei em vigor, que proíbe o abate de animais errantes como controlo da população e privilegia a esterilização. Na proposta aprovada pelo Executivo Municipal foram destacados os princípios e regras consignadas para que não prejudicam esse objetivo primordial, conforme está estipulado no Regulamento do CRO de Guimarães.

Entretanto, no próximo dia 20 de fevereiro, terça-feira, às 16 horas, será inaugurado a Sala de Cirurgia para Esterilizações no CRO - Canil/Gatil de Guimarães.

Subscrever newsletter