Pesquisar

Plano Diretor Municipal (PDM)

O território é um bem comum que importa preservar, ocupar e transformar, numa palavra, gerir em nome de um saudável equilíbrio entre a defesa da riqueza natural, da necessidade humana e da expectativa que a comunidade possui em, continuadamente, melhorar o seu quotidiano.

Como tal, torna-se indispensável estudar o território para depois melhor atuar sobre o mesmo, salvaguardando princípios de sustentabilidade, desenvolvimento e equidade.

Feito à escala municipal (sendo o principal plano que trata e abrange todo o território concelhio), o PDM surge assim como um instrumento de atuação sobre o território que visa construir uma estratégia, concertar parcerias e interesses, gerar regras capazes de potenciar uma ocupação e transformação do solo qualificada e equitativa.

Acessibilidades, espaços verdes, edificação, equipamentos, património, recursos hídricos, …, são todos temas que o PDM trata numa visão conjunta e articulada para o mesmo território.

Fazemos o PDM para melhor gerir o território, melhor potenciar a sua riqueza, melhor atenuar as suas debilidades, melhor alavancar o desenvolvimento e melhor defender a natureza, na prática, para melhor tratar este imenso espaço físico que é de todos e para todos.

Subscrever newsletter