Pesquisar

Sistemas de Informação Geográfica

 

A utilização dos SIG (Sistemas de Informação Geográfica) em autarquias, mostra que os dados de natureza geográfica geridos por estas criam possibilidades quase ilimitadas para a melhoria dos serviços e a gestão das entidades. Os SIG permitem a combinação e o cruzamento de dados geográficos com os dados alfanuméricos o que permite às Autarquias novas possibilidades na utilização de uma grande quantidade de dados, para a resolução de problemas complexos e gerir os recursos de maneira mais eficiente.
A plataforma existente na Divisão de Sistemas de Informação Geográfica (DSIG) da Câmara Municipal de Guimarães desde 1998, altura da sua constituição como gabinete independente, baseou-se nas tarefas de aquisição e tratamento de informação de base (com base em ferramentas disponibilizadas pela Intergraph). À medida que os trabalhos avançavam, surgiram novas necessidades relacionadas com a manipulação de informação georeferenciada, nomeadamente no que diz respeito à realização de operações de análise espacial complexas, optando-se, para isso, pela adesão à tecnologia ESRI.
Actualmente, a DSIG já atingiu uma fase de maturidade. A informação geográfica enquanto suporte imprescindível ao de¬senvolvimento das actividades do município, quer seja na vertente do planeamento e gestão do território, quer se trate da preser¬vação e valorização dos recursos naturais e culturais e de promoção e gestão de actividades económicas e sociais, reforça o carácter de transversalidade das funções da DSIG.
No âmbito da modernização autárquica, desde 2008 que têm sido feitos todos os esforços para a disponibilização de aplicações SIG em ambiente Web (recorrendo a alternativas "Open Source"), nas diversas áreas temáticas abrangidas por este Município.
As aplicações WEBSIG permitem uma utilização generalizada por todo o município e também a nível da Internet, com as facilidades de ser bastante intuitiva e clara no manuseamento pelo utilizador comum.
Actualmente a aplicação conta com 3 módulos em funcionamento (Emissão de Plantas, Gestão de Processos e Consulta PDM), estando em fase de conclusão os trabalhos de disponibilização do módulo de Consulta Pública de Planos, Protecção Civil, Rede Viária (Toponímia), Gestão de Publicidade (Publicidade, Ocupação de Via Pública e Mobiliário Urbano).

Subscrever newsletter