Pesquisar

Protecção Civil

SERVIÇO MUNICIPAL DE PROTECÇÃO CIVIL

O SMPC está referenciado nos artigos 9.º e 10.º da Lei n.º 65/2007, de 12 de Novembro, e é um orgão da dependência directa do Presidente da Câmara de Guimarães e/ou do Vereador com competências delegadas na protecção Civil.
O SMPC engloba os vários departamentos da Câmara Municipal - dispondo de organigrama próprio e é responsável pela prossecussão das actividades de protecção civil no âmbito municipal. O Departamento de Serviços Urbanos e Ambiente é responsável pelo SMPC, competindo-lhe assegurar o funcionamento de todos os organismos municipais, bem como planear, centralizar, tratar e divulgar toda a informação relativa à protecção civil.

 

Plano Municipal de Emergência
Protecção Civil
 O Plano Municipal de Emergência (PME) para o Concelho de Guimarães, é um instrumento que o Serviço Municipal de Protecção Civil (SMPC) passa a dispor para o desencadeamento das operações de protecção civil, com vista a possibilitar uma unidade de direcção e controlo, para a coordenação das acções a desenvolver e gestão de meios e recursos mobilizáveis, face a um acidente grave, catástrofe ou calamidade, tendo em vista minimizar os prejuízos e perdas de vidas e o restabelecimento da normalidade.

Documento do Plano Municipal de Emergência (em vigor)
 
Documento do Plano Municipal de Emergência (em discussão pública)
PLANOS DE CONTINGÊNCIA

Na iminência de uma ocorrência de acidente grave ou catástrofe é reconhecida a necessidade de aoptar medidas preventivas e ou especiais. Surgem assim os Planos de Contingência.

Subscrever newsletter