Investir
Pesquisar

Programa FINICIA‏



A Câmara Municipal de Guimarães, em parceria com o IAPMEI (IAPMEI – Agência para a Competitividade e a Inovação I.P), a Caixa Geral de Depósitos, a Norgarante e a ADRAVE - Agência de Desenvolvimento Regional, criou o Programa GUIMARÃES FINICIA, que oferece soluções financeiras para projetos de investimento de micro e pequenas empresas vimaranenses.

Sendo uma resposta à crise económica que atravessamos, no quadro de um conjunto de medidas de incentivo ao investimento adotadas pelo município, apoiando o investimento empresarial e o fomento do emprego, o GUIMARÃES FINICIA disponibiliza um apoio financeiro até 45 mil euros por projeto empresarial.

Podem candidatar-se ao programa GUIMARÃES FINICIA as micro e pequenas empresas do concelho de Guimarães que pretendam desenvolver projetos empresariais nas áreas da indústria, comércio, turismo, energia, construção e serviços.

Para empresas já existentes há mais de 3 anos, o investimento é suportado pelo Programa GUIMARÃES FINICIA a 100 por cento. Para as empresas que ainda não completaram 3 anos de existência, o fundo suporta 85 por cento do investimento. Os projetos aprovados beneficiam de taxas de juro e "spreads" abaixo dos praticados no mercado. Além disso, os mecanismos e procedimentos de pedido de apoio são simples e desburocratizados o os processos de tomada de decisão e concretização da operação têm um prazo máximo de resposta de 20 dias úteis.


O que é o FINICIA?

O Finicia é um Programa Inovador promovido pelo IAPMEI, que visa a melhoria das condições de acesso ao financiamento das empresas, materializadas através da criação de um Fundo de Sindicação de Capital de Risco (FSCR) e de um Fundo de Contra-Garantia Mútua (FCGM); possibilitando neste último caso (FCGM) o acesso à garantia Mútua e ao Financiamento Bancário em condições mais favoráveis.


O que é o GUIMARÃES FINICIA?

É um produto de Crédito destinado ao apoio a projetos de investimento desenvolvidos por micro e pequenas empresas no concelho de Guimarães.

O GUIMARÃES FINICIA tem como objetivos, robustecer o tecido empresarial do concelho, melhorar o investimento das Micro e Pequenas empresas e incentivar ao melhoramento dos produtos e/ou serviços prestados na modernização das instalações e equipamentos.



Quem pode usufruir do GUIMARÃES FINICIA
?

- Micro e Pequenas Empresas do concelho de Guimarães (recomendação da Comissão Europeia 2003/361/CE, de 06/05/2003.
- Empresas que se proponham a realizar pequenos projetos de investimento que contribuam para o reforço da competitividade e/ou diferenciação empresarial no concelho de Guimarães.
- Empreendedores que pretendem criar um negócio inovador no concelho de Guimarães.


Que atividades abrange?

Inclui todas as atividades económicas, incidindo com maior relevância nas que demonstrem maior impacto na economia local.


Documentos para download:

- Formulário de Candidatura
- Regulamento de Projetos Económicos de Interesse Municipal - FINICIA


Entrega de Candidaturas:

Câmara Municipal de Guimarães
Divisão de Desenvolvimento Económico
Tel: 253 421 200
Largo Cónego José Maria Gomes,
4804-534 Guimarães


Esclarecimentos:

Município de Guimarães
DDE - Divisão de Desenvolvimento Económico

Arqtª Marta Mota Prego
telefone: 253 421 200 | Interno: 3357
telemóvel: 961 356 231
marta.motaprego@cm-guimaraes.pt

ADRAVE – Agência de Desenvolvimento Regional
Departamento de Desenvolvimento Económico e Turismo

Dr. Filipe Teixeira
Telefone: 252 302 600
E-mail: filipe@adrave.pt



Documentos

Guimarães Finicia- Formulario de candidatura

Regulamento FINICIA



Atendimento FINICIA
Divisão de Desenvolvimento Económico (DDE) - 
Câmara Municipal de Guimarães
Todas as terças-feiras de manhã
Todas as terças-feiras de tarde (por marcação) - 253 421231

 

Subscrever newsletter