Município de Guimarães reforça distribuição de material de proteção para lares de idosos
Abertura dos lares para visitas aos utentes a partir da próxima segunda-feira, com medidas de prevenção.
O Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, assumiu o reforço da distribuição de material de proteção para os Lares de Idosos no concelho, no âmbito da atuação da Proteção Civil, bem como a atribuição de um subsídio extraordinário às IPSS e também às Creches, a fim de fazer cumprir todas as medidas de prevenção impostas pela Direção-Geral da Saúde na perspetiva da abertura, já a partir de segunda-feira.
Domingos Bragança sublinhou o “apoio total e necessário” pela parte da autarquia, durante a reunião da sub-comissão da Proteção Civil, esta quinta-feira, com os dirigentes dos lares de idosos. A reunião decorreu por videoconferência, no sentido de avaliar as medidas a adotar e proporcionar as condições de segurança para familiares e utentes dos lares.
A Câmara Municipal de Guimarães está a realizar testes de rastreio à Covid-19 a todos os utentes dos lares, através do protocolo de colaboração com o Instituto de Ciências da Vida e da Saúde da Escola de Medicina da Universidade do Minho, a Associação Centro de Medicina P5 e o Hospital Senhora da Oliveira Guimarães, EPE, e esta situação terá continuidade perante o quadro da evolução da pandemia. Por isso, os testes aos utentes podem ser repetidos sob a orientação da Autoridade de Saúde, enquanto perdurar esta situação, tendo em linha de conta que a população idosa pertence ao grupo de risco e os testes feitos valem somente para esse momento nada asseguram para a possibilidade de infeção no futuro imediato.
Segundo a orientação da DGS, as instituições devem ter um plano para a operacionalização das visitas e nomear um responsável pelo processo, garantindo o agendamento prévio das visitas, a respetiva higienização das mãos e o respeito pelo distanciamento físico face aos utentes, de pelo menos dois metros. Numa primeira fase, cada utente deverá ter apenas um visitante, uma vez por semana, e as visitas terão limite de duração, não devendo exceder os 90 minutos.
Os visitantes deverão usar máscara e estão proibidos de levar objetos pessoais, alimentos ou outros produtos para os familiares. A circulação pela instituição e a utilização das instalações sanitárias dos utentes devem ser evitadas. Cada lar de idosos terá de criar um registo de visitantes por data, hora, nome, contacto e residente visitado e as pessoas com sintomas de Covid-19, que tenham tido contacto com caso suspeito ou confirmado da doença, não devem realizar ou receber visitas.
A instituição deverá ainda garantir que a visita decorre em espaço próprio, amplo e com condições de arejamento (idealmente, espaço exterior), não devendo ser realizadas visitas na sala de convívio dos utentes ou no próprio quarto, exceto nos casos em que o utente se encontre acamado.
Notícias relacionadas
-
Rede de Apoio Social de Emergência com respostas em todas as freguesias de GuimarãesNoticias Covid19Notícias gerais
Rede de Apoio Social de Emergência com respostas em todas as freguesias de ...
16 Mar -
Reabertura dos Cemitérios Municipais de Monchique e Atouguia a partir desta 2ª FeiraNotícias gerais
Reabertura dos Cemitérios Municipais de Monchique e Atouguia a partir desta ...
14 Mar