Arranca hoje o Festival Guimarães Clássico
Encontram-se em Guimarães e vão expressar a música clássica pelos recantos da cidade.
Encontra-se a decorrer mais uma edição do festival Guimarães Clássico. Este ano, o festival promete concertos com um programa diversificado contando com a participação de artistas de classe mundial. Ainda antes do arranque oficial do programa, entre os dias 12 e 17 de agosto, com masterclasses, encontros entre músicos e simpósios.
Desde a sua criação, o Guimarães Clássico Festival tornou-se um farol de excelência artística, atraindo artistas de renome para a histórica cidade de Guimarães. O festival mantém a missão de criação em Guimarães através de residências de artistas tais como Orquestra "Covent Garden Soloists", Baltic Neopolis Orchestra, Quarteto Quiron, Vasko Vassilev, Andriy Viytovych e Rafal Jezierski, Quarteto de Cordas de Guimarães e jovens músicos provenientes de vários países. Quase toda a programação é preparada "in loco" durante a duração do festival.
Um pilar fundamental do festival, as masterclasses oferecem oportunidades inestimáveis para jovens artistas aprenderem e atuarem ao lado de músicos altamente respeitados. Esta troca de conhecimentos e experiências não só eleva a arte dos participantes, mas também enriquece o tecido cultural da cidade para além de criar experiências musicais marcantes para os participantes.
Refletindo a dedicação do festival em promover a inovação e a criatividade dentro da comunidade de música erudita, esta edição contará com o primeiro Simpósio de Composição. Para este evento foram selecionados 6 jovens compositores que terão uma oportunidade única de colaborar com o quarteto residente, Quarteto Quiron, e o compositor Karl Fiorini, fomentando o diálogo entre intérpretes e compositores e criando assim uma oportunidade de fomentar a criação de música contemporânea.
Embora o festival se centre tradicionalmente na literatura para instrumentos de corda, esta edição também promoverá a exploração de um espectro mais amplo de géneros da música erudita, oferecendo pela primeira vez na história do festival a oportunidade de escutar obras de repertório que inclui os instrumentos de corda com instrumentos de outras famílias. Assim, e juntamente com o clarinetista Vítor Matos e o pianista grego George Emmanuel Lazaridis, serão ouvidas no Pequeno Auditório do CCVF, os célebres Quintetos de Mozart e Brahms.
No feriado (dia 15), convidamos o público a subir aos Antigos Paços do Concelho para um concerto informal, com um programa anunciado no momento. O dia termina com uma sessão aberta a todos, de ginástica ao som de música clássica, dando a sua a oportunidade de desfrutar de música clássica enquanto descontrai com movimentos leves para além de usufruir de uma vista privilegiada da cidade.
Os dois últimos dias do Festival focam-se no repertório de orquestra de cordas. Na Noite Barroca (dia 16), serão explorados os concertos de Vivaldi, dando oportunidade de ouvir vários solistas em obras onde o virtuosismo dos vários solistas, estará em evidência.
No concerto final (dia 17), serão exploradas várias Serenatas para corda. Apontamos o aniversário de nascimento de Joly Braga Santos com o seu Concerto em Ré, e terminamos com a Serenata de Tchaikovsky, uma das mais belas partituras escritas para esta formação.
O Guimarães Clássico Festival term vindo a estabelecer-se como um importante evento no calendário internacional da música clássica. Cada edição é um testemunho da dedicação do festival à excelência musical, proporcionando uma plataforma onde talentos emergentes e profissionais experientes convergem para criar performances memoráveis. O compromisso do festival com a educação através das suas masterclasses e a introdução do Simpósio de Composição sublinham o seu papel na formação da próxima geração de músicos clássicos.
O Festival Guimarães Clássico é uma iniciativa conjunta do Quarteto de Cordas de Guimarães e do Município de Guimarães. Conta nesta edição com um importante apoio da Direção Geral das Artes (DGArtes).
Para mais informações, incluindo o programa completo do festival e detalhes sobre bilhetes, visite o site https://guimaraesclassico.com
Notícias relacionadas
-
Torre da Alfândega de portas abertas ao públicoDestaque Homepage
Torre da Alfândega de portas abertas ao público
03 Ago -
Manta estende-se nos jardins do CCVF com concertos de David Fonseca, Still Corners, Billie Marten, Meskerem Mees e Malva
Manta estende-se nos jardins do CCVF com concertos de David Fonseca, Still ...
02 Ago