Câmara de Guimarães tem estudo elaborado para ampliar Parque Industrial de Ponte
Reunião do Conselho Consultivo determinou estratégia de desenvolvimento futuro. Domingos Bragança definiu serviços de apoio à atividade empresarial.
40 mil metros quadrados, a par de um conjunto de melhorias, é a área de construção que está contemplada no estudo prévio elaborado pela Câmara Municipal de Guimarães para a ampliação do Parque Industrial de Ponte, o que representa um aumento de 40% em relação à atual dimensão, com aproximadamente 100 mil metros quadrados, onde estão cerca de meia centena de empresas instaladas.
A apresentação da ideia decorreu na sétima reunião do Conselho Consultivo para o Investimento e Emprego, criado pelo Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, realizada esta segunda-feira, 10 de outubro, no Parque Industrial de Ponte. O processo de revitalização dos parques industriais do concelho e o impacto das empresas na economia, a par da candidatura de Guimarães a Capital Verde Europeia, foi o tema de um encontro, que teve mais de três horas de duração.
A apresentação da Unidade Operativa de Planeamento e Gestão da Ampliação do Parque Industrial, efetuada pelo arquiteto Filipe Fontes, Diretor do Departamento de Urbanismo e de Promoção do Desenvolvimento do Município, inclui também um conjunto de mais-valias rodoviárias, como é o caso da ligação ao nó da futura rotunda de acesso ao AvePark, bem como a criação de uma via periférica que irá melhorar a ligação à variante Fermentões-Silvares e, consequentemente, ao nó da autoestrada, que terá um desnivelamento, em Silvares.
A constituição de uma associação de empresários, a adoção de um novo modelo de gestão, a refuncionalização do parque, com a criação de áreas de descanso e uma estrutura de apoio funcional para camionistas, novos locais para estacionamento, a construção de um auditório para conferências e ações de formação, bem como pontos de carregamento de energia elétrica, foram alguns dos assuntos abordados durante a reunião, amplamente participada. A criação de uma imagem corporativa para a zona industrial e o reforço da sua sinalização foram outros assuntos abordados.
«É altura de pôr tudo em ordem e procedermos a uma qualificação para que tenhamos capacidade de resposta. A Câmara Municipal é uma parceira dos empresários e tem por objetivo regenerar todos os nossos parques industriais para serem exemplos de bom funcionamento ao nível da mobilidade, segurança, locais de estacionamento, proporcionando conforto para quem aqui trabalha e a quem aqui se desloca», disse Domingos Bragança, Presidente do Município, acompanhado na sessão pelo Reitor da Universidade do Minho, Vereador da área económica e Presidente da Junta de Ponte.
Reunindo trimestralmente, o Conselho Consultivo para o Investimento e o Emprego em Guimarães é um órgão de consulta, apoio e participação na definição das linhas gerais de atuação do Presidente da Câmara Municipal de Guimarães e na identificação de áreas estratégicas para o desenvolvimento da economia do concelho que visem a dinamização da atividade económica e a criação de emprego. É constituído por membros designados por inerência de cargo das instituições representadas, que têm natureza efetiva, e membros convidados, que têm natureza transitória e rotativa.
Notícias relacionadas
-
Primeira Edição dos ‘Encontros da Economia’ realiza-se em GuimarãesNotícias DDE
Primeira Edição dos ‘Encontros da Economia’ realiza-se em Guimarães
27 Abr -
Guimarães a caminho de se tornar referência em gestão urbana
Guimarães a caminho de se tornar referência em gestão urbana
21 Abr