Cinquenta e oito ações depois, projeto “+Acesso para Todos” chega ao fim
Sessão de encerramento realiza-se no Pequeno Auditório do Centro Cultural Vila Flor, no dia 25 de maio às 14h30, onde serão apresentados os resultados e o impacto do projeto, o Manual de Boas Práticas sobre Acessibilidades e o Selo de Acessibilidades.
O Projeto “+Acesso para Todos – Por Comunidades Mais Inclusivas”, terminará no mês de junho de 2023 e a Associação Salvador irá promover uma Sessão de Encerramento do Projeto em Guimarães, de forma a apresentar os resultados e o seu impacto, o Manual de Boas Práticas sobre Acessibilidades e o Selo de Acessibilidades. Desde o início do projeto, foram realizadas 58 ações no concelho de Guimarães, tendo sido impactadas, até ao momento, um total de 1245 pessoas.
Nesta sessão de encerramento, a realizar-se no Pequeno Auditório do Centro Cultural Vila Flor, no dia 25 de maio entre as 14h30 e as 16h30, será também dinamizada uma mesa redonda, com o mote das acessibilidades.
O projeto “+Acesso para Todos – Por comunidades mais inclusivas” está presente em 15 municípios de norte a sul do país e desafiou a sociedade em mais de 500 ações, com diferentes sectores e entidades, a sair à rua em ações de sensibilização. No Município de Guimarães, a apresentação pública deste projeto ocorreu no dia 04 de maio de 2022, no Pequeno Auditório do Centro Cultural Vila Flor no Município de Guimarães, seguida da realização de um percurso a pé, acompanhados pelas embaixadoras da Associação Salvador que indicavam as questões relativas às acessibilidades.
A Divisão para a Coesão e Desenvolvimento Social da Câmara Municipal de Guimarães colaborou ativamente na execução de eventos e iniciativas integradas neste Projeto, através do Fórum Municipal da Pessoa com Deficiência. Destas destacam-se o “PeddyPaper + Inclusivo” realizada com os membros do Fórum e o “Dia da Junta + Inclusiva”, realizada em colaboração com cinco Juntas de Freguesia do Município.
A Associação Salvador foi criada em 2003 pelo jovem Salvador Mendes de Almeida que, após um acidente rodoviário, se viu privado de toda a sua autonomia. Invocando “um mundo igual para todos, independentemente das suas diferenças”, a associação tem como missão a inclusão das pessoas com deficiência motora na sociedade e melhorar a sua qualidade de vida, potenciando os seus talentos e sensibilizando a comunidade para a igualdade de oportunidades.
Com o objetivo de combater a realidade das pessoas com deficiência e contribuir para um país mais acessível e uma sociedade mais inclusiva, a Associação Salvador criou o projeto “+Acesso para Todos – Por comunidades mais inclusivas” (POISE-03-4639-FSE-001050/52/54), apoiado pela Portugal Inovação Social, e financiado pelo POISE – Programa Operacional Inclusão Social e Emprego, no âmbito do Portugal 2020, através do FSE – Fundo Social Europeu. Conta ainda com o apoio do Município de Guimarães enquanto investidor social.