Dulce Félix, Manuel Mendes e Neno associam-se ao Dia Internacional das Pessoas com Deficiência
Caminhada Inclusiva agendada para 7 de dezembro, com partida no Paço dos Duques de Bragança, em Guimarães. Várias atividades programadas durante as próximas semanas.
O Fórum Municipal das Pessoas com Deficiência, órgão informal de debate, consulta e informação que funciona com o apoio do Município e é integrado pelas instituições e agrupamentos de escolas que no concelho desenvolvem atividade da área da de deficiência, comemora entre os dias 26 de novembro a 10 de dezembro, o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência.
Sob o lema das Nações Unidas “Capacitar as Pessoas com Deficiência e Assegurar a Inclusão em Igualdade” o programa contará com um leque de iniciativas variadas, iniciando-se no dia 26 de novembro, no Auditório da Fraterna, com uma Formação em Comunicação Acessível, que tem como objetivos, sensibilizar para a diversidade funcional, conceitos, acessibilidade digital, atendimento acessível e ambientes e acessibilidade documental.
Nos dias 28, 29 e 30 serão promovidas conversas informais com os alunos das EB 2,3 João de Meira; Fernando Távora e Abação que têm como finalidade desenvolver nas crianças e nos jovens um olhar e práticas inclusivas sobre a deficiência. Salienta-se a participação, nestas sessões, do atleta medalhado, Manuel Mendes e do escritor João Artur Fernandes.
No dia 3 de dezembro, será apresentado no Auditório da Biblioteca Municipal Raúl Brandão, o livro de João Artur Fernandes, “Avanços e Recuos e…” com apresentação de Gabriela Nunes.
O programa prossegue a 5 de dezembro, pelas 10h00, com o espetáculo “ Diferentes Vozes por uma Sociedade Capacitada e Inclusiva para Todos” no Grande Auditório do Centro Cultural de Vila Flor que conta com a participação da Associação de Paralisia Cerebral de Guimarães; Associação para a Integração e Reabilitação Social de Crianças e Jovens Deficientes de Vizela; CAO/Lar Residencial Alecrim da Santa Casa da Misericórdia de Guimarães; Cercigui; Agrupamentos de escolas de Abação; Fernando Távora; João de Meira e Taipas. Este espetáculo terá tradução em linguagem gestual, permitindo assim que a comunidade surda participe em pleno nesta grande festa inclusiva! A entrada é livre.
No dia 7 de dezembro, pelas 10h30, ocorrerá mais uma Caminhada Inclusiva, que partirá do Paço dos Duques de Bragança e terminará no Largo da Câmara, com a leitura do Pregão, elaborado pelos membros do Fórum, sob a coordenação de António Cardoso. Este momento é emblemático, pois problematiza de forma satírica, algumas situações vivenciadas no quotidiano pelas pessoas com deficiência. Salienta-se que a Caminhada deste ano contará com a participação de atletas de nomeada, como, Dulce Félix; Manuel Mendes, o ex-jogador de futebol, Neno e alguns atletas dos medalhados da Cercigui, para além da participação já habitual dos alunos e familiares das escolas e das instituições que integram o Fórum Municipal das Pessoas com Deficiência. Esta iniciativa é aberta a todos aqueles que queiram participar.
Também o Vitória Sport Clube, no dia 9 de dezembro, aquando do jogo de futebol com o Rio Ave, se associa a estas comemorações, através da entrada no relvado dos jovens das instituições e das escolas com os jogadores.
O programa termina no dia 10 de dezembro com uma aula aberta de judo adaptado na Cercigui.
Notícias relacionadas
-
Guimarães recebe no sábado primeira conversa em família sobre a doença de AlzheimerNotícias geraisNotícias Social
Guimarães recebe no sábado primeira conversa em família sobre a doença de ...
20 Jan -
Mais de mil Reis Magos cantaram as janeiras 2016 na cidade do Rei FundadorNotícias geraisNotícias Social
Mais de mil Reis Magos cantaram as janeiras 2016 na cidade do Rei Fundador
15 Jan