Festa infantil animou Multiusos de Guimarães no Dia Mundial da Criança 2016
Diversificado programa incluiu atividades formativas, culturais, desportivas e recreativas. Animação infantil decorreu ao longo de todo o dia.
Mais de um milhar de crianças participaram, no Multiusos de Guimarães, esta quarta-feira, 01 de junho, nas comemorações do Dia Mundial da Criança, numa festa promovida pela Câmara Municipal de Guimarães, através da Divisão de Ação Social, em parceria com 22 instituições de âmbito social do concelho.
«Esta é uma receção calorosa, com muitas crianças! O sorriso delas dá-nos força, bem-estar e garantia de termos um mundo melhor no dia de amanhã», afirmou Domingos Bragança, Presidente do Município, realçando que Guimarães é um «território amigo» das crianças e que «isso significa ter boas escolas, espaços de recreio amplos e cuidados, espaços verdes bem tratados. Crianças felizes, com afetos, preparadas e com competências fazem um mundo melhor», acrescentou.
Depois da sessão de abertura, a primeira parte da festa foi preenchida com um concerto musical do Tio Óscar. No horário consagrado ao período do almoço, as crianças dos infantários, creches e jardins de infância participaram num piquenique coletivo, sendo retomada ao início da tarde a animação infantil.
A partir das 14 horas, houve uma sessão de zumba, uma visita à Horta Pedagógica de Guimarães, jogos de educação alimentar, construção da Pirâmide da Dieta Mediterrânica, a realização de um Mercadinho Saudável e jogos tradicionais e intergeracionais, ao estilo dos Jogos da Comunidade. As comemorações do Dia Mundial da Criança contaram com o apoio da Rede Social de Guimarães, Tempo Livre e da Casa da Juventude de Guimarães.
As 22 instituições participantes foram as seguintes: Casa do Povo de Creixomil; Casa do Povo de Fermentões; Centro de Solidariedade Social Cultural Desp. Somelos; Centro Infantil de Pevidém; Centro Paroquial de Moreira de Cónegos; Centro Paroquial S. Romão Mesão Frio; Centro Social Cultural Desportiva e Recreativa de Vila Nova de Sande; Centro Social D. Manuel Monteiro de Castro; Centro Social da Paróquia de Fermentões; Centro Social da Paróquia de Penselo; Centro Social da Paróquia de Polvoreira; Centro Social de Brito; Centro Social e Paroquial de Mascotelos-Santiago; Centro Social Paróquia de Stª. Eulália de Nespereira; Centro Social Paroquial de Ronfe; Centro Social Paroquial S. Martinho de Candoso; Fraterna; Infantário Nuno Simões; Obra Social Sagrado Coração de Maria (Vila Pouca); Salgueiral SARC; Venerável Ordem Terceira de S. Francisco.
Notícias relacionadas
-
Guimarães procura soluções para a integração de crianças migrantesNotícias EducaçãoNotícias geraisOutras Notícias
Guimarães procura soluções para a integração de crianças migrantes
16 Fev -
Projeto Bússola é pioneiro no Minho na resposta à comunidade LGBTQIA+Notícias geraisNotícias SocialOutras Notícias
Projeto Bússola é pioneiro no Minho na resposta à comunidade LGBTQIA+
08 Fev