Guimarães acolhe o maior evento do desporto nacional universitário
Cerca de 1800 atletas em competição oriundos de várias universidades do país. Cerimónia de abertura decorreu este domingo com a presença do Secretário de Estado da Juventude e Desporto.
O ‘pontapé de saída’ do maior evento do desporto nacional universitário foi dado este domingo, 28 de abril, com a realização do Campeonato Nacional Universitário de Atletismo de Estrada e da Corrida Guimarães. Ao longo dos próximos dias a Cidade de Berço transforma-se na capital do desporto para os jovens universitários, resultado de uma cooperação com a Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM), Federação Académica do Desporto Universitário (FADU) e Câmara Municipal de Guimarães.
A Cerimónia de Abertura decorreu este domingo, no Largo da Oliveira, com as presenças do Secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Rebelo, do Reitor da Universidade do Minho, Rui Vieira de Castro, do Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, do Presidente da FADU, Daniel Monteiro e do Presidente da Comissão Organizadora, Nuno Reis.
João Paulo Rebelo apelou ao “Fair-play” nesta competição, enaltecendo o papel do Município de Guimarães como “um concelho amigo do desporto e que há anos fomenta a prática da atividade desportiva”. O Presidente da Câmara de Guimarães, Domingos Bragança, focou a sua intervenção nas “causas ambientais” na medida em que esta realização é pioneira pelo facto de apresentar um plano de sustentabilidade ambiental. “Guimarães é já uma Cidade Universitária e uma Cidade de Desporto”, salientando o desígnio da defesa do património natural e das causas ambientais. “A defesa do nosso património natural é uma prioridade e contamos com os jovens para se envolverem neste desafio, para o bem-estar de todos quer no presente como no futuro”, sublinhou Domingos Bragança.
Em representação da Universidade do Minho, o Reitor Rui Vieira de Castro enalteceu a “colaboração entre várias entidades” sublinhando o “compromisso com o desporto” através da participação dos atletas numa escala nacional e internacional.
O Presidente da FADU, Daniel Monteiro, fez referência a uma “experiência inesquecível” para todos os atletas envolvidos nesta competição, vincando os “valores do desporto” como prioridade. Entretanto, o Presidente da Comissão Organizadora, Nuno Reis, apelou este evento como “a grande festa do desporto universitário” e um “grande campeonato da sustentabilidade onde todos ganhamos”, salientou.
Estas fases finais contam com a participação de mais de 1800 atletas, em 8 modalidades (atletismo de estrada, andebol, basquetebol, futsal, futebol, hóquei em patins, rugby e voleibol), de onde sairão 15 campeões nacionais universitários. A competição decorrerá em 13 instalações desportivas, num total de 242 jogos, com 165 árbitros e cerca de 250 pessoas pertencentes ao staff/organização.
Notícias relacionadas
-
Exposição itinerante dos 50 Anos da UMinho passa por Guimarães
Exposição itinerante dos 50 Anos da UMinho passa por Guimarães
31 Jul -
UMinho está entre as 300 melhores do mundo na sustentabilidade
UMinho está entre as 300 melhores do mundo na sustentabilidade
17 Jun