Guimarães apresenta estratégia para promoção e captação de turismo
A “Garra Vimaranense” é a ideia central de Guimarães. A estratégia apresentada concretiza-se através de 3 programas principais, 12 projetos e 48 subprojetos que envolverão todos os 158.124 vimaranenses.
Concluído o estudo que permitiu definir o posicionamento da marca na captação de turismo, a Câmara Municipal de Guimarães, com o apoio técnico especializado da empresa Bloom Consulting, apresenta agora publicamente a estratégia, cujo principal objetivo é reforçar o papel da atividade turística, derrubando os obstáculos identificados, potenciando e partilhando este novo posicionamento, dentro e fora do território nacional.
De entre os obstáculos identificados no estudo realizado, os que mais se destacaram foram a curta estadia no território vimaranense, a concentração no centro da cidade, alguma perda de notoriedade junto dos mais jovens, bem como algum desconhecimento fora de Portugal.
«São estes obstáculos que nos propomos derrubar com esta estratégia, atraindo mais pessoas para o território municipal de Guimarães e contagiando-as com esta “Garra Vimaranense”, com o orgulho que temos na nossa história, com a forma única como recebemos quem nos visita. Mas também com o espírito de união que nos leva a defender o que é nosso, que é o território que desde pequenos nos ensinaram a amar e do qual nos orgulhamos», sublinha Domingos Bragança, Presidente da Câmara Municipal de Guimarães.
Conclusões do estudo na base da Visão Estratégica
O desenvolvimento desta estratégia teve por base os resultados de uma extensa fase de pesquisa e de estudos qualitativos e quantitativos elaborados com a finalidade de compreender as perceções internas e externas de Guimarães, das quais podemos destacar: o Goodwill interno e o reconhecimento nacional a 100%, apesar de o reconhecimento internacional tenha ainda espaço para crescer.
Verificou-se a existência de perceções bastante alinhadas com a realidade – tanto internamente como no restante país – há uma prevalência nos temas relacionados com a Fundação e a História de Portugal. Também forte é a perceção de que quem visita adora. É inquestionável para os Stakeholders locais que Guimarães proporciona uma sensação extremamente positiva a quem visita o território pela primeira vez. No entanto, nem sempre leva uma experiência única. Quando confrontados com o fator “experiência única”, os Stakeholders dividiram-se.
A estratégia apresentada conta com o envolvimento da população que foi auscultada durante os últimos meses e que, desta forma, pode também contribuir, desde o primeiro minuto, para a missão de posicionar Guimarães no mapa enquanto destino turístico, não só a nível nacional, mas também internacional.
A Ideia Central de Guimarães é a visão e linha orientadora de toda a estratégia e será desenvolvida através de três programas principais:
1. Programa Identitário:
É o programa responsável por desenvolver, ampliar e disseminar a “Garra Vimaranense”. Alberga todos os projetos que asseguram o futuro desta Ideia Central, nomeadamente os que se relacionam com as Bases, a Representação e a Projeção desta Identidade única.
Este programa envolve os mais jovens, mas também todos os agentes que contactam com o turismo e até mesmo quem chega agora ao território. Este ativo imaterial que representa a identidade de Guimarães é parte indissociável da visão do Município e da projeção do mesmo.
2. Valorização Territorial:
Tornar todo o território vimaranense num reflexo da visão do município de Guimarães.
Este Programa assenta no princípio de continuar a aperfeiçoar Guimarães, sem dissociar a identidade do território. Para isso, estão a ser desenvolvidos projetos no âmbito do Território Unificado, Guimarães Verde e Garra no Território. Esta linha orientadora mostra o seu máximo expoente na defesa, preservação e vivência do território. As distinções e honras de que é alvo constante não são um acaso, mas sim uma consequência de um trabalho meritório constante.
3. Conhecer Guimarães:
Desenvolver e dar a conhecer um leque de experiências que vão espelhar não só a monumentalidade do território, mas também dos vimaranenses. A humanização da experiência turística é uma batalha perdida por muitos destinos modernos. Em Guimarães, no entanto, há uma vontade assumida da população em ser parte do destino, em mostrar, ajudar e participar.
Com esta “Garra” e por esta razão, todos os projetos relativos à experiência turística contemplarão a participação dos vimaranenses, nomeadamente nos projetos “À medida”, na “Descoberta da Origem”, “Visita Verde”, “Imersão no Espírito Vimaranense”, “Caminho da Paixão” ou “Experiências Acompanhadas”.
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