Guimarães assinala Dia Internacional da Mulher
Município de Guimarães reconhecido com o Prémio Viver em Igualdade, no âmbito de boas práticas na integração da dimensão da Igualdade de Género.
A Câmara Municipal de Guimarães e a Sol do Ave, no âmbito do projeto Good Vibes, associam-se ao Dia Internacional da Mulher através da divulgação de um desenho efetuado pelo aluno Gustavo Brussolo, da Escola Secundária Santos Simões, com o objetivo de destacar o papel da Mulher e a sua luta por direitos iguais na sociedade.
Este desenho retrata a desigualdade de oportunidades entre homens e mulheres. Nele, evidencia-se uma mulher com o sonho de seguir uma carreira profissional ascendente, que fica condicionada pelas suas responsabilidades familiares e domésticas. Por seu lado, com mais conquistas profissionais, apresenta um homem livre dessas responsabilidades e bem sucedido profissionalmente.
A Vereadora da Ação Social e Conselheira Municipal para a Igualdade, Paula Oliveira, destaca o caminho percorrido ao longo dos últimos anos na luta pelos direitos iguais da mulher na sociedade. “A Câmara Municipal de Guimarães comprometeu-se com o desenvolvimento de um trabalho efetivo, com um gabinete estrategicamente criado para a promoção da Igualdade de Género e intervenção na Violência Doméstica e de Género, o Espaço Municipal para a Igualdade, onde é assegurado o apoio necessário e confidencial às pessoas que nos abordam e essencialmente ao nível do apoio psicológico”, salienta Paula Oliveira
Este compromisso resultou na implementação do Plano Municipal para a Igualdade de Género do Concelho de Guimarães (2018-2021). Entre outros, destaque ainda para a integração no projeto Pacto Para a Conciliação, a assinatura do Protocolo de Cooperação para a Igualdade e a Não Discriminação com a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (2019) e a atribuição a Guimarães do “Selo da Diversidade” pela Associação Portuguesa para a Diversidade e Inclusão (APPDI). Em maio de 2020 foi ainda constituída uma Equipa para a Igualdade na Vida Local em Guimarães. Ressalve-se ainda a distinção do Município de Guimarães, em 2018 e novamente em 2020, por via da atribuição do Prémio Viver em Igualdade, que reconhece a assunção de boas práticas na integração da dimensão da Igualdade de Género, Cidadania e Não-Discriminação.
Notícias relacionadas
-
Guimarães recebe no sábado primeira conversa em família sobre a doença de AlzheimerNotícias geraisNotícias Social
Guimarães recebe no sábado primeira conversa em família sobre a doença de ...
20 Jan -
Mais de mil Reis Magos cantaram as janeiras 2016 na cidade do Rei FundadorNotícias geraisNotícias Social
Mais de mil Reis Magos cantaram as janeiras 2016 na cidade do Rei Fundador
15 Jan