Guimarães assinala Dia Internacional da Mulher
Município de Guimarães reconhecido com o Prémio Viver em Igualdade, no âmbito de boas práticas na integração da dimensão da Igualdade de Género.
A Câmara Municipal de Guimarães e a Sol do Ave, no âmbito do projeto Good Vibes, associam-se ao Dia Internacional da Mulher através da divulgação de um desenho efetuado pelo aluno Gustavo Brussolo, da Escola Secundária Santos Simões, com o objetivo de destacar o papel da Mulher e a sua luta por direitos iguais na sociedade.
Este desenho retrata a desigualdade de oportunidades entre homens e mulheres. Nele, evidencia-se uma mulher com o sonho de seguir uma carreira profissional ascendente, que fica condicionada pelas suas responsabilidades familiares e domésticas. Por seu lado, com mais conquistas profissionais, apresenta um homem livre dessas responsabilidades e bem sucedido profissionalmente.
A Vereadora da Ação Social e Conselheira Municipal para a Igualdade, Paula Oliveira, destaca o caminho percorrido ao longo dos últimos anos na luta pelos direitos iguais da mulher na sociedade. “A Câmara Municipal de Guimarães comprometeu-se com o desenvolvimento de um trabalho efetivo, com um gabinete estrategicamente criado para a promoção da Igualdade de Género e intervenção na Violência Doméstica e de Género, o Espaço Municipal para a Igualdade, onde é assegurado o apoio necessário e confidencial às pessoas que nos abordam e essencialmente ao nível do apoio psicológico”, salienta Paula Oliveira
Este compromisso resultou na implementação do Plano Municipal para a Igualdade de Género do Concelho de Guimarães (2018-2021). Entre outros, destaque ainda para a integração no projeto Pacto Para a Conciliação, a assinatura do Protocolo de Cooperação para a Igualdade e a Não Discriminação com a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (2019) e a atribuição a Guimarães do “Selo da Diversidade” pela Associação Portuguesa para a Diversidade e Inclusão (APPDI). Em maio de 2020 foi ainda constituída uma Equipa para a Igualdade na Vida Local em Guimarães. Ressalve-se ainda a distinção do Município de Guimarães, em 2018 e novamente em 2020, por via da atribuição do Prémio Viver em Igualdade, que reconhece a assunção de boas práticas na integração da dimensão da Igualdade de Género, Cidadania e Não-Discriminação.
Notícias relacionadas
-
Casa da Caldeiroa é um novo lar em Guimarães para crianças migrantesNotícias geraisNotícias SocialOutras Notícias
Casa da Caldeiroa é um novo lar em Guimarães para crianças migrantes
29 Set -
Guimarães [IN]VOLVE: a nova associação de jovens do territórioNotícias geraisNotícias Social
Guimarães [IN]VOLVE: a nova associação de jovens do território
28 Set