Guimarães em Milão para troca de experiências no âmbito das Redes de Cidades Circulares
Comitiva Vimaranense foi recebida pelo Município de Milão e pelo Secretariado Técnico do Pacto de Milão para a Política Alimentar Urbana (Milan Urban Food Policy Pact) durante dois dias, com o objetivo de conhecer as boas práticas implementadas no território italiano.
Guimarães voltou a estar presente em mais uma ação da Rede RURBANlink, desta vez numa visita internacional que levou a comitiva vimaranense até Milão, numa partilha de experiências enriquecedora que permitiu aos participantes conhecerem as políticas públicas locais em curso no que toca à alimentação e combate ao desperdício alimentar.
Os vários parceiros da rede, acompanhados pela Direção-Geral do Território, foram recebidos pelo Município de Milão e pelo Secretariado Técnico do Pacto de Milão para a Política Alimentar Urbana (Milan Urban Food Policy Pact) durante dois dias, com o objetivo de conhecer as boas práticas implementadas no âmbito do Pacto de Milão, que agrega mais de 100 cidades em todo o mundo e se propõe a desenvolver sistemas alimentares baseados nos princípios da sustentabilidade e justiça civil.
O programa, além das apresentações técnicas feitas pela comitiva de Milão, permitia que os parceiros da rede RURBANlink tivessem a oportunidade de visitar o mercado abastecedor de Milão e dois Hubs de Zero Desperdício, o Hub del Centro e o Hub Gallaratese, cujas atividades são coordenadas em colaboração com a Associazione IBVA e Terre des Hommes Italia. Foi ainda realizada uma visita à empresa de gestão de resíduos de Milão, a Amsa, com foco na recolha e gestão de resíduos alimentares.
Em junho, cada uma das oito cidades portuguesas da rede RURBANlink, onde Guimarães se encontra, apresentará o seu Plano Local de Ação Integrada para a economia circular, com especial enfoque no setor agroalimentar, tendo a visita a Milão sido uma “mais-valia e uma enorme fonte de inspiração para a implementação de políticas sustentáveis de desenvolvimento urbano no município de Guimarães”, afirmou Flávio Freitas, adjunto do Presidente da Câmara Municipal de Guimarães para a área da Economia.
A Rede Ligações Circulares entre Áreas Urbanas e Rurais (RURBAN Link) é uma das quatro Redes de Cidades Circulares selecionadas e constituídas no Verão de 2021, orientada em particular para o eixo prioritário Relações Urbano-Rurais e complementarmente para os temas transversais Transição Digital e Equidade e Inclusão Social.
A RURBAN Link é liderada pelo município do Fundão e conta com os municípios de Bragança, Câmara de Lobos, Guimarães, Penela, Reguengos de Monsaraz, Ribeira Grande e Lisboa E-Nova – Agência de Energia-Ambiente de Lisboa –, como parceiros.