Mais de mil Reis Magos em Guimarães cantaram as janeiras no Centro Histórico
Largo da Oliveira foi o palco de uma atuação coletiva que reuniu 19 instituições vimaranenses ligadas à infância. Iniciativa destinou-se também às famílias.
1.200 crianças cantaram os Reis no Centro Histórico de Guimarães esta sexta-feira, 06 de janeiro, numa iniciativa promovida pela Câmara Municipal, em conjunto com os Jardins de Infância e os ATL do concelho. O encontro, preparado por cerca de duas dezenas de instituições vimaranenses ligadas à infância, evocou tradições musicais ancestrais numa das praças mais emblemáticas de Guimarães.
«Cuidar das nossas crianças é salvaguardarmos o nosso futuro. As crianças são as autoras e as destinatárias de uma iniciativa repleta de afetos. Agradeço a todos, às instituições, aos professores e a todos os colaboradores que organizaram este cantar de Reis num local tão simbólico como é o Largo da Oliveira», referiu Domingos Bragança, Presidente da Câmara Municipal.
Fazendo questão de assistir às atuações de todas as entidades participantes, o responsável pelo Município enfatizou as «tradições vimaranenses» de um evento destinado ao público infantil, mas também aos familiares das crianças. «A alegria é fundamental num encontro desta natureza e o entusiasmo, a capacidade de fazer e criar algo, deu outra envolvência ao nosso Centro Histórico neste dia especial», acrescentou Domingos Bragança, depois da interpretação coletiva de uma iniciativa cuja imagem do cartaz deste ano foi elaborada por crianças do Centro Infantil de Pevidém.
Na edição deste ano, estiveram presentes no Largo da Oliveira crianças da Casa do Povo de Creixomil, Casa do Povo de Fermentões, Centro de Solidariedade Social Cultura e Desporto de Somelos, Centro Paroquial de São Romão de Mesão Frio, Centro Social da Paróquia de Polvoreira e Centro Social Padre Manuel Joaquim de Sousa.
A lista de participações completou-se com o Centro Social Paroquial de Fermentões, Centro Social Paroquial São Dâmaso, Colégio do Ave, Colégio Nossa Senhora da Conceição, Fraterna, Grupo Desportivo e Recreativo “Os Amigos de Urgeses”, Infantário Nuno Simões, Lar de Santa Estefânia, Obra Social Sagrado Coração de Maria (Vila Pouca), Patronato de S. Sebastião, Patronato Nossa Senhora da Oliveira, S.A.R.C – Salgueiral e Venerável Ordem Terceira de S. Francisco.
A celebração dos Reis continua este sábado, com uma dezena de grupos de música tradicional e popular de Guimarães a participar nas Reisadas, no Largo da Oliveira, a partir das 21:30 horas. No dia 11 de janeiro, o Multiusos de Guimarães volta a ser palco de um Encontro de Reis, das 14:30 às 17 horas, para o cantar de Reis das IPSS da terceira idade, que vai reunir cerca de 800 idosos, pertencentes a 27 instituições do concelho.
Notícias relacionadas
-
Guimarães procura soluções para a integração de crianças migrantesNotícias EducaçãoNotícias geraisOutras Notícias
Guimarães procura soluções para a integração de crianças migrantes
16 Fev -
Projeto Bússola é pioneiro no Minho na resposta à comunidade LGBTQIA+Notícias geraisNotícias SocialOutras Notícias
Projeto Bússola é pioneiro no Minho na resposta à comunidade LGBTQIA+
08 Fev