Monumento de Guimarães com luz púrpura homenageia bebés prematuros
Nova Iorque foi uma das primeiras cidades a juntar-se a esta iniciativa, iluminando o Empire State Building. Em Guimarães, o Padrão do Salado é o monumento eleito para homenagear os pequenos grandes heróis.
A Câmara Municipal de Guimarães assinala esta quinta-feira, 17 de novembro, o Dia Mundial da Prematuridade, iluminando com a cor púrpura o Padrão Salado, no Largo da Oliveira. A iniciativa, realizada em parceria com a “Associação Pais Prematuros” e “Ser Prematuro”, associa Guimarães ao movimento internacional “Global Illumination”, que pretende chamar a atenção das pessoas para a realidade da prematuridade, iluminando de cor roxa edifícios e monumentos de referência.
Nascem por ano cerca de 15 milhões de bebés prematuros em todo o mundo. Em Portugal, 8% dos bebés nascem antes do tempo. Segundo a Sociedade Portuguesa de Pediatria, os bebés que nascem antes das 28 semanas de gravidez têm uma sobrevivência de 70%. Considera-se “prematuro” sempre que o bebé nasce antes das 37 semanas de gestação.
Neste mês dedicado à prematuridade, a Associação Pais Prematuros desenvolve iniciativas em todo o país, com o intuito de promover a reflexão em torno desta temática e, consequentemente, introduzir novas respostas para diminuir a taxa de prematuridade.
Fundada em novembro de 2012, esta associação tem como fim a prestação de apoio e auxílio psicológico a pais e familiares dos bebés internados nos Serviços de Neonatologia, acompanhamento do desenvolvimento dos bebés prematuros nos primeiros anos de vida, intervenções preventivas de acompanhamento ao nível do desenvolvimento global destas crianças, entre outros objetivos.
Notícias relacionadas
-
Projeto “+Acesso para todos” chega ao fimNotícias Social
Projeto “+Acesso para todos” chega ao fim
30 Mai -
Semana da Criança está de volta a Guimarães com programação especial para os mais novosNotícias Social
Semana da Criança está de volta a Guimarães com programação especial para os ...
26 Mai