Nadador Vimaranense João Costa Estabelece Recorde Nacional e Garante Acesso às Meias-Finais do Campeonato do Mundo
João Costa conseguiu um tempo de 53,71 segundos nos 100m costas, estabelecendo um novo recorde de Portugal e assegurando o acesso para participar nos Jogos Olímpicos de Paris em 2024, uma vez que a marca exigida estava fixada em 53,74 segundos.
Na manhã desta segunda feira, o nadador vimaranense João Costa, representando o Vitória S.C., assegurou a sua presença na meia-final dos 100 metros costas no Campeonato do Mundo de Natação em Fukuoka, no Japão. João Costa conseguiu um tempo de 53,71 segundos nos 100 metros costas, estabelecendo um novo recorde de Portugal e assegurando o acesso para participar nos Jogos Olímpicos de Paris em 2024, uma vez que a marca exigida estava fixada em 53,74 segundos.
Domingos Bragança, Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, congratula o talentoso nadador vimaranense João Costa pelo seu “empenho, dedicação e incansável busca pela excelência na natação, que o levaram a destacar-se a nível internacional e a estabelecer um novo recorde nacional. Tem sido um verdadeiro exemplo para a nossa comunidade desportiva e inspiração para os mais jovens que almejam seguir os seus passos”, afirma.
O sucesso de João Costa não foi uma surpresa completa, uma vez que já havia mostrado o seu potencial no Europeu Roma 2022, onde detinha o recorde nacional com o tempo de 53,87 segundos. Contudo, superou as suas próprias expectativas ao reduzir o seu tempo, tornando-se um forte candidato para representar Portugal em Paris 2024.
O desempenho notável do nadador vimaranense ocorreu na série 5 das eliminatórias, onde alcançou a terceira posição que lhe garantiu o 10.º melhor tempo entre todos os participantes. Além de João Costa, outros três nadadores portugueses também já têm as presenças garantidas para os Jogos Olímpicos de Paris 2024. Diogo Ribeiro, com participação confirmada nas provas de 50 metros livres, 100 metros livres e 100 metros mariposa; Miguel Nascimento, na categoria de 50 metros livres; e Camila Rebelo, na categoria de 200 metros costas, formam um seleto grupo que promete representar o país com muito orgulho e dedicação nas competições internacionais.
📷 João Costa ⓒ V.S.C.
Notícias relacionadas
-
CMAD realizou em Guimarães cerca de 30 mil exames médicos-desportivos em 10 anosNotícias gerais
CMAD realizou em Guimarães cerca de 30 mil exames médicos-desportivos em 10 anos
16 Nov -
Relvados sintéticos em Santiago Mascotelos e Prazins Santa Eufémia em 2016Notícias gerais
Relvados sintéticos em Santiago Mascotelos e Prazins Santa Eufémia em 2016
11 Out