Partilha de boas práticas em seminário sobre a família com profissionais e investigadores
Inauguração da sede do Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental do Centro Juvenil de São José no dia 10 de dezembro.
“Família em Foco” é o tema do seminário que decorre esta quinta e sexta-feira, em Guimarães, no Centro Cultural Vila Flor, numa iniciativa do Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental (CAFAP) do Centro Juvenil de São José.
Na sessão de abertura, o Presidente da Câmara de Guimarães, Domingos Bragança, destacou a “partilha de experiências” e sublinhou a presença de investigadores, no sentido de potenciar o conhecimento para resolver problemas estruturais. “O conhecimento científico é fundamental para sustentar melhor as decisões, independentemente da área de intervenção. Com a participação de investigadores, este seminário vai muito além da partilha de boas práticas das instituições, na construção do caminho para o bem-estar e a felicidade das crianças”, referiu Domingos Bragança. O Presidente da Câmara recordou o estatuto de “Cidade Amiga da Criança”, atribuído pela UNICEF a Guimarães, resultado de uma ação transversal ao envolver a autarquia, escolas, associações, instituições e as pessoas.
O diretor do Centro Distrital de Braga da Segurança Social, João Ferreira, defendeu uma “resposta eficaz” através do “compromisso” a assumir com os temas da família e crianças. João Ferreira considerou as modalidades de intervenção para “uma sociedade mais justa e solidária na defesa dos direitos da criança”, através da prevenção de situações de risco, na avaliação das dinâmicas de risco e proteção das famílias ou reparação de situações de risco psicossocial mediante o desenvolvimento de competências parentais, pessoais e sociais das famílias.
Segundo o presidente do Centro Juvenil de São José, Fernando Xavier, este seminário tem como objetivo “transmitir a experiência e ouvir outras experiências” no âmbito da “promoção de uma mudança positiva”. O seminário decorre no Centro Cultural Vila Flor (CCVF) até sexta-feira, 29 de novembro, com a presença de várias instituições dedicadas à intervenção familiar e comunitária, bem como oradores ligados à investigação neste domínio.
O Centro Juvenil de São José acompanha 80 famílias de todas as freguesias do concelho, intervindo através de três vertentes: preservação familiar, reunificação familiar e ponto de encontro familiar. A instituição, sem fins lucrativos, tem as suas origens nas antigas Oficinas de São José, fundadas no Convento das Capuchinhas, desde 1915. O CAFAP procura potenciar o bem-estar das crianças, jovens e suas famílias, através do desenvolvimento de competências parentais, pessoais e sociais. No próximo dia 10 de dezembro será inaugurada a sede CAFAP do Centro Juvenil de São José, pelas 18h00.
Notícias relacionadas
-
Município de Guimarães entrega chaves de habitações a mais onze famílias vimaranensesNotícias geraisNotícias Social
Município de Guimarães entrega chaves de habitações a mais onze famílias ...
14 Nov -
Padrão do Salado em tons de rosa assinala Dia Nacional de Prevenção do Cancro da MamaNotícias geraisNotícias Social
Padrão do Salado em tons de rosa assinala Dia Nacional de Prevenção do ...
28 Out