Partilha de informação nos domínios da prevenção e intervenção na violência
Vereadora da Câmara de Guimarães, Paula Oliveira, destacou “o papel das entidades formais de apoio à vítima e a colaboração interinstitucional” no seminário “A Vítima e os Serviços de Apoio”.
O Laboratório da Paisagem, em Guimarães, foi palco do seminário intitulado “A Vítima e os Serviços de Apoio”, na passada terça-feira, 22 de maio, constituindo uma oportunidade de informação e partilha de procedimentos por parte de algumas entidades que atuam nos domínios da prevenção e intervenção na violência.
Na abertura da sessão, Paula Oliveira, vereadora da Ação Social da Câmara de Guimarães e Conselheira Municipal para a Igualdade apontou “a importância da existência destes serviços para a comunidade e o papel da colaboração interinstitucional estabelecida para a prestação de uma resposta efetiva às vítimas”, demonstrando o “agrado pela realização deste evento em Guimarães e pela adesão verificada”.
O seminário visou dar a conhecer alguns dos serviços de proteção e apoio a vítimas de crime que se encontram ao dispor da comunidade, contribuindo assim para promover a proteção das vítimas, dos seus familiares e amigos.
Depois das exposições levadas a cabo por representantes da Polícia de Segurança Pública, Guarda Nacional Republicana, Associação de Apoio à Vítima, Espaço Municipal para a Igualdade da Câmara Municipal de Guimarães e Comissão de Proteção de Crianças e Jovens em Risco de Guimarães, houve lugar a questões por parte da plateia, o que se traduziu numa oportunidade de partilha, reflexão e esclarecimento de dúvidas.
Na parte final do evento houve ainda um momento teatral, pelo Projeto TABU!, que apresentou três monólogos – o de uma mulher, outro de um idoso e o de um jovem -, que retratam histórias de vítimas.
Esta iniciativa integrou as comemorações dos 25 anos do Gabinete de Apoio à Vítima de Braga e foi promovido pela APAV, com o apoio do Município de Guimarães, através do Espaço Municipal para a Igualdade, e contou com a presença de mais de meia centena de participantes. Para além de técnicos com competência em matéria de proteção de vítimas, este evento contou com a participação de representantes e técnicos de diversas entidades e projetos concelhios, Presidentes de Junta de Freguesias e da comunidade em geral.
Notícias relacionadas
-
Guimarães recebe no sábado primeira conversa em família sobre a doença de AlzheimerNotícias geraisNotícias Social
Guimarães recebe no sábado primeira conversa em família sobre a doença de ...
20 Jan -
Mais de mil Reis Magos cantaram as janeiras 2016 na cidade do Rei FundadorNotícias geraisNotícias Social
Mais de mil Reis Magos cantaram as janeiras 2016 na cidade do Rei Fundador
15 Jan