Partilha de informação nos domínios da prevenção e intervenção na violência
Vereadora da Câmara de Guimarães, Paula Oliveira, destacou “o papel das entidades formais de apoio à vítima e a colaboração interinstitucional” no seminário “A Vítima e os Serviços de Apoio”.
O Laboratório da Paisagem, em Guimarães, foi palco do seminário intitulado “A Vítima e os Serviços de Apoio”, na passada terça-feira, 22 de maio, constituindo uma oportunidade de informação e partilha de procedimentos por parte de algumas entidades que atuam nos domínios da prevenção e intervenção na violência.
Na abertura da sessão, Paula Oliveira, vereadora da Ação Social da Câmara de Guimarães e Conselheira Municipal para a Igualdade apontou “a importância da existência destes serviços para a comunidade e o papel da colaboração interinstitucional estabelecida para a prestação de uma resposta efetiva às vítimas”, demonstrando o “agrado pela realização deste evento em Guimarães e pela adesão verificada”.
O seminário visou dar a conhecer alguns dos serviços de proteção e apoio a vítimas de crime que se encontram ao dispor da comunidade, contribuindo assim para promover a proteção das vítimas, dos seus familiares e amigos.
Depois das exposições levadas a cabo por representantes da Polícia de Segurança Pública, Guarda Nacional Republicana, Associação de Apoio à Vítima, Espaço Municipal para a Igualdade da Câmara Municipal de Guimarães e Comissão de Proteção de Crianças e Jovens em Risco de Guimarães, houve lugar a questões por parte da plateia, o que se traduziu numa oportunidade de partilha, reflexão e esclarecimento de dúvidas.
Na parte final do evento houve ainda um momento teatral, pelo Projeto TABU!, que apresentou três monólogos – o de uma mulher, outro de um idoso e o de um jovem -, que retratam histórias de vítimas.
Esta iniciativa integrou as comemorações dos 25 anos do Gabinete de Apoio à Vítima de Braga e foi promovido pela APAV, com o apoio do Município de Guimarães, através do Espaço Municipal para a Igualdade, e contou com a presença de mais de meia centena de participantes. Para além de técnicos com competência em matéria de proteção de vítimas, este evento contou com a participação de representantes e técnicos de diversas entidades e projetos concelhios, Presidentes de Junta de Freguesias e da comunidade em geral.
Notícias relacionadas
-
Guimarães destaca-se por boas práticas em matéria de Não DiscriminaçãoNotícias Social
Guimarães destaca-se por boas práticas em matéria de Não Discriminação
01 Fev -
Guimarães promove 39 atividades de sensibilização contra a violênciaNotícias Social
Guimarães promove 39 atividades de sensibilização contra a violência
01 Fev