Presidente da Câmara inaugura sede social da Associação Vida a Cores em Pevidém
Uma nova resposta social à população sénior através de uma equipa de voluntários e parcerias com instituições públicas e privadas.
A Associação Social de Pevidém – Vida a Cores abriu as portas da sua sede social no passado sábado, 04 de maio, depois da cerimónia de inauguração das instalações com a presença do Presidente da Câmara Municipal, Domingos Bragança e da Vereadora da Ação Social, Paula Oliveira.
Criada recentemente, a nova associação procura dar uma resposta social à população sénior do Vale do Selho com uma equipa multidisciplinar. O Presidente da Câmara de Guimarães, Domingos Bragança, enalteceu o “espírito de partilha e alegria” presente na curta vida desta instituição, valorizando a escolha do nome “Vida a Cores”. Segundo Domingos Bragança, “a vida deve ter sempre cores, seja qual for a idade das pessoas e com um sentimento de partilha de experiências e uma atividade permanente no sentido de combatermos uma sociedade que por si já é egoísta”.
O Presidente da Câmara destacou o espaço “acolhedor” e “muito central” na expetativa de atrair as pessoas para as atividades desta associação e proporcionar o “envelhecimento ativo”.
A Presidente da Associação Vida a Cores, Sílvia Fernandes, realçou o papel da equipa de “voluntários” e com “formação muito diversificada” a fim de dar uma resposta abrangente na área social para aquela região do concelho de Guimarães. Entre os objetivos, esta associação visa proporcionar um conjunto de atividades a fim de evitar institucionalizar a população sénior e criar serviços de apoio ao domicílio, potenciando o trabalho em rede com várias instituições públicas e privadas.
Entre as parcerias, destaca-se a intervenção na Incubadora de Base Rural de Guimarães onde estão previstas atividades relacionadas com o 1º setor, através de atividades desenvolvidas na Horta Pedagógica de Guimarães, cursos de artesanato típico da região e outras.
A cerimónia do descerramento da placa de inauguração da nova sede contou ainda com a presença de representantes de várias instituições sociais e culturais do concelho, assim como do Reitor Padre Serafim Ferreira.
Notícias relacionadas
-
Dia Municipal para a Igualdade debate Direitos Humanos das pessoas LGBTI+Notícias Social
Dia Municipal para a Igualdade debate Direitos Humanos das pessoas LGBTI+
25 Out -
Mais de 100 IPSS’s do concelho recebem apoio financeiro do Município de GuimarãesNotícias Social
Mais de 100 IPSS’s do concelho recebem apoio financeiro do Município de ...
13 Out