Projeto Alquimia Transforma Comunidades em Guimarães
Seminário final ocorre no próximo dia 16 de junho, às 14h30, no Auditório da Fraterna e é aberto à comunidade, bastando inscrever-se aqui.
O Projeto Alquimia, coordenado pelo Município de Guimarães em parceria com a Fraterna - Centro Comunitário de Solidariedade e Integração Social e a SOL DO AVE - Associação para o Desenvolvimento Integrado do Vale do Ave, está a transformar a realidade de sete bairros do concelho.
Financiado pelo programa Norte 2020, o Projeto Alquimia teve a duração de 24 meses, iniciando-se em 29 de junho de 2021 e encerramento previsto a 28 de junho de 2023. No dia 16 de junho, haverá lugar para um seminário intitulado “Abordagens Diferenciadas para a Inclusão Ativa”, às 14h00, no Auditório da Fraterna. A participação é gratuita, mas necessita de inscrição obrigatória neste link.
O objetivo principal do projeto foi promover a inclusão social e o desenvolvimento pessoal e social dos moradores dessas comunidades, tendo sido desenvolvidas diversas atividades comunitárias participativas e multidisciplinares que revalorizaram os bairros, nomeadamente, os fóruns participativos, nos quais a população teve a oportunidade de expressar as suas necessidades e contribuir para a definição de ações concretas. Ademais, foram criados espaços criativos para incentivar a expressão artística e cultural dos moradores, incluindo música, teatro e arte urbana, transformando os espaços públicos em locais mais atrativos e funcionais.
O Município de Guimarães, juntamente com os seus parceiros, está a ser reconhecido pela abordagem inovadora e eficaz do Projeto Alquimia, que representa um exemplo a seguir para outros territórios que enfrentam desafios semelhantes de exclusão social e falta de oportunidades.
Notícias relacionadas
-
Domingos Bragança reafirma compromisso com os seniores vimaranensesNotícias geraisNotícias Social
Domingos Bragança reafirma compromisso com os seniores vimaranenses
16 Jan -
Exposição “A Mulher e os regimes Totalitários”Outras Notícias
Exposição “A Mulher e os regimes Totalitários”
27 Fev