Projeto LYRIQAS reuniu jovens artistas de três países em residência artística de cinema em Guimarães
Através de três residências artísticas temáticas - música, cinema e teatro - e uma quarta de co-criação, LYRIQAS incentiva jovens artistas a colaborar e criar apresentações finais transdisciplinares inspiradas em textos medievais.
LYRIQAS, um projeto inovador co-financiado pela União Europeia, está em andamento e reúne 27 jovens artistas de três nacionalidades diferentes. Com o objetivo de promover a mobilidade e a troca cultural, LYRIQAS é uma iniciativa conjunta da SONS GALIZA e Atlanta Edicións (Galiza - Espanha), NKUA - Universidade Nacional e Kapodistrian de Atenas (Grécia) e BANDO À PARTE (Portugal).
Através de três residências artísticas temáticas - música, cinema e teatro - e uma quarta de co-criação, LYRIQAS incentiva jovens artistas a colaborar e criar apresentações finais transdisciplinares inspiradas em textos medievais. Os participantes do projeto são desafiados a criar novas interpretações desses materiais e, dependendo das disciplinas, desenvolver processos criativos para partilhá-los com diferentes públicos.
A residência artística de cinema já está em andamento e conta com a presença de nove artistas - três da Galiza, três da Grécia e três de Portugal - que se encontraram no CENTRO CRIATIVO DE CANDOSO, em Guimarães, numa parceria entre A Oficina e Bando à Parte. O objetivo da residência é que esses jovens artistas desenvolvam projetos criativos em conjunto, com o objetivo de produzir uma apresentação final que contamine o público com novas abordagens e interpretações da história medieval.
A iniciativa é uma oportunidade única para que jovens artistas de diferentes países trabalhem em conjunto, criem novas obras e explorem diferentes técnicas de criação, num ambiente criativo estimulante. LYRIQAS, além de apoiar o surgimento de novos talentos no cinema e nas artes, tem como objetivo promover a cultura e a mobilidade artística na Europa.