Fundo Ambiental define projeto de BRT entre Guimarães e Braga
Previsto um financiamento de 1 milhão de euros, em 2023, para a elaboração dos projetos – 1ª. Fase.
Foi publicado, em Diário da República, com data de 13 de março, um despacho emanado do Gabinete do Ministro do Ambiente e Ação Climática, Duarte Cordeiro, que aprova o orçamento do Fundo Ambiental para o ano de 2023 e que define os projetos que serão alvo de financiamento (Despacho no 3355- A/2023). No despacho, na área temática de Transportes e Mobilidade Sustentável, está inscrita uma verba de 1 milhão de euros destinada ao projeto de ligação por BRT (Bus Rapid Transit) entre Guimarães e Braga.
A decisão da tutela acontece na sequência de um conjunto de diligências que ao longo dos últimos anos têm vindo a ser encetadas por Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal, com o objetivo de colocar em cima da mesa a agenda da neutralidade climática e da sustentabilidade ambiental e, no caso concreto, a restruturação da rede de transportes públicos de passageiros na área geográfica do Quadrilátero Urbano (Guimarães Braga, Famalicão e Barcelos).
Recorde-se que há bem pouco tempo foi apresentado e colocado à discussão em Assembleia Municipal o Estudo de Apoio à Decisão para a interconetividade de Guimarães com a ferroviária de Alta Velocidade, elaborado por uma equipa da Universidade do Minho coordenada pelo Professor José Mendes, um importante instrumento que veio permitir reunir as informações técnicas necessárias para uma tomada de posição política que Domingos Bragança fez chegar ao Governo Central, através de vários ofícios e reuniões solicitadas para o efeito.
Também recentemente, em declarações à SIC, o Ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro, considerou a ligação entre Guimarães e Braga, e até à futura estação de Alta Velocidade, como um objetivo estratégico do Governo, no que considerou um quadro ambicioso no âmbito do Portugal 2030. “O que está previsto e que certamente está a ser estudado pela Câmara é um objetivo estratégico nosso, que queremos avance”, disse.
Com a publicação do despacho, está dado o passo inicial para a ligação por via dedicada entre Guimarães e Braga, e à estação ferroviária de Alta Velocidade, por Metrobus ou por Metro Ligeiro de Superfície, uma pretensão que foi sempre defendida pelo presidente da Câmara Municipal de Guimarães e que agora se torna consequente e espera-se irreversível no âmbito dos fundos europeus do Portugal 2020/2030.
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