Guimarães implementa Agenda 2030 e 17 objetivos sustentáveis
Conceito pretende identificar os temas de maior investimento da autarquia, verificando o grau de execução das agendas previstas
O Município de Guimarães está a elaborar, no âmbito do projeto CESOP -Local para os Territórios Sustentáveis, da Católica-CESOP, o alinhamento do Orçamento Municipal e do Plano de Atividades, com cada um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (17 ODS) da Agenda 2030. Trata-se de um conceito que pretende identificar os temas de maior investimento e orientação da autarquia, assim como verificar o grau de execução das agendas previstas. A comparação entre vários exercícios permitirá perceber a evolução do investimento municipal em cada um dos 17 ODS.
Conforme refere a CESOP, a realização deste projeto, num orçamento genérico, permitirá a sua generalização para todos os 308 municípios do país, permitindo entender como Portugal vai ganhando a batalha para a sustentabilidade em todas as cidades. Ao mesmo tempo, o estudo no Plano de Atividades permitirá uma análise mais fina, mais customizada e mais adaptada do que acontece em cada município.
Sofia Ferreira, vereadora do Ambiente enaltece que este “é um projeto inovador e ambicioso, para o município de Guimarães, mas extremamente útil, no enquadramento das políticas públicas municipais com os objetivos do desenvolvimento sustentável”. A autarca sublinha que este “é mais um projeto que contribuirá para o desígnio de Guimarães como um território mais resiliente, sustentável e com melhor qualidade de vida, em que se reforce a importância de implementação de ecossistemas de governança multidisciplinares, como aquele que Guimarães tem em curso desde 2014”.
A implementação da Agenda 2030 e dos seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável a todos os níveis de governação é uma etapa fulcral para tornar o projeto uma realidade para todos. Assim sendo, toda a reflexão e tomada de decisão dos municípios devem ser sistematicamente enquadradas com as 17 cores dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Ainda neste âmbito, e reforçando o compromisso de Guimarães, o município participou, esta quinta-feira, num seminário do CESOP – Local, que apresentava como tema “Investimento & Impacto – Alinhar o Orçamento e o Plano de Atividades Municipais com a Sustentabilidade”.
Notícias relacionadas
-
Câmara de Guimarães cria plano para limpar duas vezes por ano Rede Viária MunicipalNotícias geraisNotícias GMV
Câmara de Guimarães cria plano para limpar duas vezes por ano Rede Viária ...
24 Ago -
Técnica superior do Município de Guimarães premiada por ideia original amiga do ambienteNotícias gerais
Técnica superior do Município de Guimarães premiada por ideia original amiga ...
21 Jan