Meia tonelada de resíduos retirados do Selho no Dia Internacional de Ação pelos Rios
Notícias geraisNotícias GMV
14 Março 2016
Ação de sensibilização promovida pelo Laboratório da Paisagem e pela Candidatura de Guimarães a Capital Verde Europeia foi a única realizada em Portugal, inscrita na organização “International Rivers”.
Pneus, garrafas de plástico e de vidro, loiça, sacos plásticos, entre muitos outros detritos, num total de cerca meia tonelada de resíduos, foram retirados do rio Selho, junto ao Laboratório da Paisagem, esta segunda-feira, 14 de março, numa operação que assinalou o Dia Internacional de Ação pelos Rios e que envolveu cerca de meia centena de voluntários, entre os quais o Relações Públicas do Vitória, Neno.
Ao longo de pouco mais de uma hora, membros do Banco Local de Voluntariado e do curso de Análises Laboratoriais da Escola Secundária Martins Sarmento juntaram-se à equipa de investigadores do Laboratório da Paisagem para sensibilizarem e consciencializarem a população para a preservação do ambiente, em especial dos rios, na defesa da biodiversidade, transmitindo a importância e valorização das linhas de água urbanas.
Das margens e do interior do rio, em Creixomil, foram retiradas vários pneus, dezenas de garrafas de plástico e de vidro, loiça, sacos plásticos, entre muitos outros detritos, num total de cerca de 500 quilos. Na iniciativa marcou presença o vereador responsável pela área do Ambiente do Município de Guimarães, Amadeu Portilha, que sublinhou a importância deste tipo de ações, especialmente junto da comunidade escolar, no caminho que Guimarães está a fazer para se tornar um concelho ainda mais verde.
ambienteCVECVE2020RiosLaboratório da Paisagem
Notícias relacionadas
-
Guimarães disponibiliza armadilhas para vespas velutinas
Guimarães disponibiliza armadilhas para vespas velutinas
23 Abr -
Laboratório da Paisagem vence prémio Floresta é SustentabilidadeUrbanismo e Ambiente
Laboratório da Paisagem vence prémio Floresta é Sustentabilidade
15 Abr