Concerto junta Orquestra de Guimarães e o oboísta Samuel Bastos no CCVF
Objetivo é promover a prática orquestral de excelência a jovens com qualidade artística. Projeto tem fins pedagógicos que permitem o desenvolvimento artístico e interpretativo dos seus intervenientes.
O Grande Auditório do Centro Cultural Vila Flor recebe esta sexta-feira, dia 16 de outubro, pelas 22 horas, a Orquestra de Guimarães, sob a direção do maestro Vítor Matos, tendo o oboísta Samuel Bastos como solista convidado.
A Orquestra de Guimarães, criada pela Câmara Municipal, apresenta-se como um projeto cultural ambicioso e singular que pretende, com base na excelência, integrar e potenciar o talento de artistas da região, proporcionando-lhes o contacto com a prática musical orquestral sinfónica. No espetáculo, que contará com a presença do jovem natural de Barcelos, serão interpretadas obras de Wolfgang Amadeus Mozart e Johannes Brahms.
Em 2012, Samuel Bastos foi admitido simultaneamente na Herbert von Karajan Akademie der Berliner Philharmoniker e na Opernhaus Zürich como oboísta solista, posição que ocupa atualmente. Estudou no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga (1997-2005) e na Escola Superior de Música de Lisboa (2005-2006) com os professores José Fernando Silva e Andrew Swinnerton.
Como bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian, estudou em Zurique na Zürcher Hochschule der Künste, onde concluiu o Master of Arts in Specialized Music Performance - Solist com a distinção máxima na classe dos professores Marc Kissoczy (direção de orquestra), Martin Frutiger (Corne Inglês) e Thomas Indermühle (oboé). Em Paris estudou com Maurice Bourge.
Samuel Bastos foi vencedor e premiado em concursos nacionais e internacionais em Portugal, Itália, Suíça, Alemanha, Reino Unido e Finlândia. Com uma carreira internacional consolidada, o oboísta apresenta-se agora no Centro Cultural Vila Flor como solista convidado da Orquestra de Guimarães e promete um concerto emocionante.
Os bilhetes para o concerto podem ser adquiridos nas bilheteiras do Centro Cultural Vila Flor e da Plataforma das Artes e da Criatividade, bem como nas lojas Fnac e El Corte Inglês, entre outros pontos de venda, e na internet em www.ccvf.pt e oficina.bol.pt.
Notícias relacionadas
-
3º Congresso Histórico Internacional em Guimarães “As Cidades na História – Economia”Notícias CulturaNotícias geraisOutras Notícias
3º Congresso Histórico Internacional em Guimarães “As Cidades na História ...
09 Out -
ExcentriCidade com Open Call para nova residência artísticaNotícias Cultura
ExcentriCidade com Open Call para nova residência artística
18 Set