ExcentriCidade com Open Call para nova residência artística
No âmbito do Projecto ExcentriCidade, Ronfe irá acolher uma residência artística promovida pela ONDAMARELA, estrutura artística sediada em Guimarães que encontra nas pessoas e nos lugares a inspiração para o desenvolvimento de projetos artísticos, sociais e educativos.
Esta residência decorrerá a partir da última semana de setembro culminando com um espetáculo no início do mês de dezembro e propõe-se a criação de uma performance única e irrepetível, de base musical, em cruzamento disciplinar, a partir do trabalho desenvolvido com as comunidades de Ronfe.
Partindo de um trabalho com comunidades iniciado meses antes da performance, pretende-se apresentar música criada especificamente para este espectáculo, composta e ensaiada com as comunidades participantes. Este trabalho deve partir da exploração das características específicas dos participantes, das suas rotinas e conhecimentos, da sua relação com o território. O resultado deverá assentar na construção de uma nova criação artística, com especial foco na música, em cruzamento com outras disciplinas, que parta do imaginário e da contribuição dos participantes.
O que se pretende? Uma mobilização da comunidade em torno de um desafio artístico identitário ao mesmo tempo que proporciona experiências que permitam criar novas memórias nos participantes, na sua relação com a actividade artística em geral, e com o seu território em particular.
Nesta sequência, encontra-se aberta uma Open Call, até 29 de setembro, para quem quiser fazer parte deste Residência.
As inscrições poderão ser efetuadas na Agenda Digital de Guimarães www.em.guimaraes.pt, ou diretamente na Junta de Freguesia de Ronfe.
“Vamos criar, juntos, um espectáculo com as pessoas de Ronfe. A partir do património desta freguesia e do que os seus habitantes sabem fazer ou querem dizer, vamos criar algo completamente novo.
Juntem-se a nós para a criação e apresentação deste novo espetáculo, a ser apresentado em Ronfe, no dia 09 de Dezembro de 2023.
Todas as pessoas são bem-vindas, quer tenham experiência artística ou não! “
Ondamarela
Notícias relacionadas
-
Jardim do CCVF acolhe a exibição d’ "O Pior Homem de Londres", de Rodrigo Areias, com banda sonora ao vivo de Samuel Martins Coelho
Jardim do CCVF acolhe a exibição d’ "O Pior Homem de Londres", de Rodrigo ...
22 Jul -
Guimarães prossegue jornada rumo à Neutralidade Climática
Guimarães prossegue jornada rumo à Neutralidade Climática
17 Jul