Festival “GuimarãesAllegro” em julho com música erudita no espaço público
Edição inaugural foi apresentada em conferência de imprensa, na Câmara Municipal de Guimarães. Conheça aqui toda a programação do mais recente evento vimaranense.
A primeira edição do festival “GuimarãesAllegro” decorrerá de 21 a 23 de julho e resulta de uma estratégia cultural do Município com o objetivo de revitalizar a música erudita. O concerto de abertura estará a cargo da Orquestra de Guimarães, enquanto a 22 e 23 de julho decorrerão ações de rua com a participação de instituições e associações do concelho. No último dia, haverá uma jornada musical “non-stop”, desde a manhã até à noite.
O certame irá promover a principal variedade de música produzida ou enraizada nas tradições da música secular e litúrgica ocidental, e disseminar junto da comunidade a sua opulência estética, dotando a cidade e a região com um evento de matriz cosmopolita e diferenciado.
Os vínculos existentes entre a comunidade e as artes performativas oferecem ao projeto uma oportunidade exclusiva para divulgar e reinterpretar o reconhecido Património Edificado, permitindo ultrapassar as barreiras e o formalismo tradicional associado a este contexto.
O envolvimento das associações artísticas do concelho na construção das linhas orientadoras da programação permite fomentar a troca de experiências artísticas e incentivar a criação multidisciplinar. Com direção artística de Vítor Matos e Domingos Castro, o efeito catalisador das variadas ações e o sucesso do projeto possibilitará o contacto entre os artistas e formações locais com personalidades de prestígio internacional.
Notícias relacionadas
-
Prémio Victor de Sá de História Contemporânea 2023 com candidaturas até 30 de setembro
Prémio Victor de Sá de História Contemporânea 2023 com candidaturas até 30 ...
28 Mai -
ExcentriCidade fecha uma residência mas tem já outra proposta aberta
ExcentriCidade fecha uma residência mas tem já outra proposta aberta
24 Mai