Jornadas Históricas na Afonsina 2021 debatem o tema “A Mulher na Idade Média”
A realização das II Jornadas Históricas e a Exposição Retrospetiva das edições 2011 a 2019 da Feira Afonsina, no Monte Latito, marcam o programa da Afonsina 2021.
Está definido o programa da Afonsina 2021, ainda com a ausência do programa nos moldes habituais dado a situação de pandemia, mas com a realização das II Jornadas Históricas no dia 19 de junho no Paço dos Duques de Bragança e a Exposição Retrospetiva das edições 2011 a 2019 da Feira Afonsina, no Monte Latito, de 24 a 27 de junho.
A vice-presidente da Câmara de Guimarães, Adelina Pinto, destaca que as Jornadas Históricas resultam da “necessidade de continuar a estudar, a refletir e a dar conhecer a história desta época. Tudo o que é feito nestas jornadas fica registado para memória futura e assim será apresentado um documento que reflete o que foi a primeira edição das Jornadas Históricas”. Adelina Pinto salientou, em conferência de imprensa, “a importância para Guimarães de manter e acrescentar estas jornadas históricas que permite fundamentar, através da investigação, o conhecimento sobre o período da fundação e existe esse compromisso de acrescentar mais à história”, apontou.
Antero Ferreira, diretor da Sociedade Martins Sarmento, explanou que “a reflexão que se faz nestas jornadas históricas merece uma reflexão do que pode ser a Feira Afonsina para o futuro”.
As Jornadas Históricas assumem-se como um evento científico com o propósito de dar visibilidade às investigações que se vêm produzindo sobre a época medieval. Esta edição incidirá sobre “o Papel da Mulher na Idade Média”, na qual serão apresentados trabalhos científicos e académicos, de cariz nacional e internacional. As Jornadas contam com palestrantes e investigadores dos vários departamentos académicos das Universidades do Minho, Porto, Lisboa e Santiago de Compostela e com jornalistas e escritores de relevo.
Para a concretização das Jornadas, além do Município de Guimarães, integram a Comissão Organizadora Isabel Fernandes, Diretora do Museu de Alberto Sampaio, Paço dos Duques de Bragança e Castelo de Guimarães, Paulo Vieira de Castro e Antero Ferreira, da Sociedade Martins Sarmento, Rui Vítor Costa, da Muralha e António Amaro das Neves, historiador.
Numa perspetiva de evocação da memória de todos os visitantes, terá lugar a realização de uma Exposição Retrospetiva das edições 2011 a 2019 da Feira Afonsina, evento que se pautou por ser um evento de cariz medieval, estruturado numa sólida memória histórico-cultural e patrimonial, com o objetivo de valorizar a Fundação da Nacionalidade e evocar o primeiro Rei de Portugal, D. Afonso Henriques. Desde 2011 que se afirmou no calendário cultural dos vimaranenses e de muitos turistas que visitam Guimarães, no sentido de apreciarem as atividades e participarem ativamente em algumas áreas temáticas.
A exposição pensada para o espaço público abordará as temáticas que envolveram o evento ao longo dos anos, nas suas diversas vertentes e contará um pouco da história da História Afonsina.
Notícias relacionadas
-
Vitalidade do Guimarães Jazz à 33ª edição afirma jazz criativo e em sincronia com o seu tempo
Vitalidade do Guimarães Jazz à 33ª edição afirma jazz criativo e em ...
31 Jul -
Jardim do CCVF acolhe a exibição d’ "O Pior Homem de Londres", de Rodrigo Areias, com banda sonora ao vivo de Samuel Martins Coelho
Jardim do CCVF acolhe a exibição d’ "O Pior Homem de Londres", de Rodrigo ...
22 Jul