Plataforma das Artes vence «Prémio Europeu Cobre na Arquitetura»
HistoricoNotícias Cultura
06 Novembro 2013
Novo galardão europeu para edifício onde estava situado o antigo mercado municipal. Guimarães conquistou o "European Copper in Architecture Awards", entre 82 obras a concurso.
A Plataforma das Artes e da Criatividade, em Guimarães, conquistou o «European Copper in Architecture Awards», um prémio europeu que distingue edifícios que utilizem cobre ou ligas de cobre na sua arquitetura. A iniciativa é organizada pelo Instituto Europeu do Cobre (ECI), que integra o Centro Espanhol de Informação do Cobre (CEDIC), num concurso que reconhece a excelência na nova arquitetura dos edifícios europeus contemporâneos que incorporem o cobre em fachadas, revestimentos e outros elementos.
O vencedor foi anunciado esta segunda-feira, 4 de novembro, por ocasião da abertura da Feira BATIMAT – Inovações para a Construção Civil e Arquitetura, que está a decorrer em Paris até à próxima sexta-feira, 8 de novembro, data em que também termina a exposição que exibe os projetos concorrentes. Nesta 16ª edição do «European Copper in Architecture Awards», evento que se realiza de dois em dois anos, registou-se um número recorde de inscrições, com a participação de 82 obras a partir das quais o júri selecionou 10 finalistas, tendo Guimarães conquistado o título europeu.
O júri apreciou a “hábil utilização de materiais” promovida pelo gabinete Pitágoras Arquitetos, que aproveitou a “maleabilidade do cobre para criar um uniforme, mas original, equipamento”. “A tendência clara na competição deste ano foi a associação de cobre com matérias-primas como o vidro e a madeira e isso foi muito apreciado", disse Nigel Cotton, Diretor do Instituto Europeu do Cobre. “Maleável, atraente e de longa duração, o cobre provou mais uma vez a sua popularidade com os arquitetos”, acrescentou aquele responsável.
Num espaço de um ano e quatro meses, a Plataforma das Artes volta a conquistar novo galardão, depois de ter vencido o prémio «Detail Reader’s Prize Award 2012», o «Reddot Design Award 2013 - Best of the Best» e o Prémio Nacional de Reabilitação Urbana 2013. O equipamento que está agora situado nas instalações do antigo mercado municipal de Guimarães esteve também nomeado para o «European Union Prize for Contemporary Architecture – Mies van der Rohe Award 2013», onde integrou a restrita lista dos 25 equipamentos de onde saiu o vencedor final. Este ano, a Plataforma das Artes e Criatividade de Guimarães foi ainda designada para os «Prémios Construir 2013», onde se apresenta com duas nomeações, mais precisamente na categoria «Arquitetura» e «Melhor Projeto Público».
A Plataforma das Artes, com um valor de investimento elegível aprovado de €14.679.664,29, teve uma comparticipação financeira aprovada de €10.275.765,00, equivalente a uma taxa de comparticipação de 70% (FEDER), no âmbito do PO Norte, resultantes das disposições regulamentares comunitárias (Regulamento CE n.º 1083/2006 e 1828/2006) e das normas e especificações técnicas instituídas pela Autoridade de Gestão em vigor à data da sua aprovação.
Plataforma das ArtesPrémio
Notícias relacionadas
-
Câmara Municipal atribui prémio do melhor carro das Maçazinhas à Escola Secundária Martins SarmentoNotícias CulturaNotícias geraisOutras Notícias
Câmara Municipal atribui prémio do melhor carro das Maçazinhas à Escola ...
14 Dez -
Reabilitação do Teatro Jordão distinguida com o “Prémio Prestígio” dos Prémios do Imobiliário Expresso SIC NotíciasNotícias geraisOutras Notícias
Reabilitação do Teatro Jordão distinguida com o “Prémio Prestígio” dos ...
21 Out