Programa 'Minho Inovação' valoriza o património cultural e promove o turismo religioso em Guimarães
Projeto "Touring Cultural - Identidade Cultural do Minho" destaca a Romaria Grande de São Torcato
No âmbito do Programa "Minho Inovação", que abrange uma série de Projetos Âncora e projetos Complementares, destaca-se o Projeto "PA02_Touring Cultural - Identidade Cultural do Minho". O objetivo principal desta iniciativa é classificar, preservar e qualificar os recursos do património cultural material e imaterial.
Dentro deste contexto, o Município de Guimarães reconheceu a extrema relevância de valorizar o património etnográfico e patrimonial da "Romaria Grande" e de São Torcato. Esta valorização permitirá a construção de novas narrativas, potenciando o património imaterial e material do concelho de Guimarães, especialmente no que diz respeito à promoção turística, com foco no turismo religioso.
Compreendendo a importância deste património para o concelho, foi realizado um trabalho de investigação científica e bibliográfica, resultando na publicação de duas obras dedicadas ao património imaterial e material identitário de São Torcato e de Guimarães. Intituladas "São Torcato: história, devoção e património" e "São Torcato: Romaria a um vale infindável", estas publicações visam valorizar e promover a Festa Religiosa e o Santo local.
O Projeto "PA02_Touring Cultural - Identidade Cultural do Minho", financiado pelo Provere Minho Inovação - Norte 2020 tem como propósito alavancar o investimento privado através de projetos âncora, principalmente de iniciativa pública, que se destacam pela sua dimensão e carácter mobilizador. Ao valorizar a Romaria Grande de São Torcato e promover o seu património cultural, Guimarães pretende atrair um maior número de visitantes e potenciar a economia local.
A valorização e promoção do património imaterial e material identitário de São Torcato e de Guimarães através destas duas publicações reforçam a importância histórica e religiosa desta festividade. A Romaria Grande é um evento que atrai inúmeros fiéis e visitantes de todas as partes do país, tendo um papel significativo na cultura e tradição local.
O Programa "Minho Inovação" demonstra o compromisso de Guimarães em preservar a sua herança cultural e, simultaneamente, impulsionar o setor do turismo religioso. Através da valorização e promoção da Romaria Grande de São Torcato, espera-se fortalecer a identidade local e contribuir para o desenvolvimento socioeconómico da região.
Notícias relacionadas
-
Guarda-rios da Vitrus registam 150 ocorrências em Guimarães no último ano
Guarda-rios da Vitrus registam 150 ocorrências em Guimarães no último ano
30 Jul -
Guimarães e Tempo Livre associam-se para celebrar o Dia Internacional da Juventude
Guimarães e Tempo Livre associam-se para celebrar o Dia Internacional da ...
30 Jul